Mensagens

A mostrar mensagens de dezembro, 2010

Novo Ano (apesar da crise...) 2011

Imagem
Novo ano, nova vida ! Um abraço a todos, leitores e detratores.

Compras de Natal, apesar da "crise"

Imagem
Compras por Multibanco cresceram 14,6% na semana do Natal O valor das aquisições pagas através de multibanco subiu face a 2009, entre 20 e 26 de Dezembro, para 784 milhões de euros. Publico. 28.12.2010 Não se percebe o aumento generalizado do consumo em época de crise, tanta miséria, desemprego...e os portugueses compram mais do que o ano passado ? Como explicar tal fenómeno ?

Sardinha - atitude responsável

Em artigo publicado na última edição do jornal O Figueirense lê-se que a pesca da sardinha vai ser suspensa até ao final do ano para "garantir a sustentabilidade do setor". Esta decisão voluntária por parte dos pescadores mostra um elevado sentido de responsabilidade. O facto da sardinha portuguesa ser certificada pelo MSC (Marine Stewarship Council) é também um sinal de progresso. Boas notícias, portanto.

GNR da Figueira da Foz e as redes ilegais de captura do meixão

Imagem
Nunca será demais repetir: a pesca do meixão é um crime contra todos nós. O seu transporte e consumo também. Contudo, e apesar dos notáveis esforços da GNR da Figueira da Foz, a pesca continua... As Enguias europeias ( Anguilla anguilla ) juvenis (bébés), o "meixão" em espanhol as angulas ou o caviar português estão em risco de extinção. Além das ameaças "naturais" as enguias bébé são pescadas por uma única razão: a ganância. O valor por quilo é elevado, há clientes e procura, logo haverá sempre gente disposta a arriscar qualquer coisa para enriquecer, nem que seja à custa do fim da sua própria atividade económica. Uma cegueira incurável por parte de alguns que nos prejudica a todos.

Pescado borda a fora , a loucura do desperdício

Os brinquedos dão à costa

Imagem

Notícias sobre o nosso estado económico

No The Guardian de hoje surge um artigo (mais um...) sobre a crise financeira do país. Um dos comentários ao artigo é o seguinte: "Portugal's bankruptcy is like an incredibly slow motion car crash. You wouldn't of thought anyone would want to lend money to a country in its position." No dia a dia  verificamos que a esmagadora maioria das pessoas não se comporta nem pensa como se estivéssemos em crise. Continua tudo na mesma !   

RTPN Carlos Pinto Coelho receita - ver telejornal faz mal à saúde e...ao país.

Imagem

O sistema de aprendizagem e a taxa de desemprego

Neste post do Rui Fonseca lê-se que a taxa de desemprego entre os jovens alemães é semelhante à dos adultos. A razão é simples: o sistema de aprendizagem divide desde a 6ª classe (aos 12 anos) os que têm vontade de estudar e os que tem apetência para "trabalhar", i.e. fazer coisas práticas, aprender uma profissão. Aos 16 anos muitos jovens são integrados nos quadros técnicos de fábricas e empresas, trabalham como qualquer outro operário, apesar de continuarem a frequentar a escola. Os outros que estudam em sala e querem ser doutores têm que fazer um 13º ano e passar numa quantidade enorme de testes para aceder à universidade. Aqui não há numerus clausus (exceto para Medicina) e cada um segue o curso que bem entende.  Registe-se ainda o facto de muitos engenheiros terem passado pela escola profissionalizante e serem serralheiros, carpinteiros, canalizadores,...o que lhes dá uma enorme capacidade de "engenhar", não sendo uns meros teóricos da engenharia como ac

Árvore de Natal e as garrafas de plástico

Imagem
Em frente ao Jardim Municipal surgiu uma árvore de natal feita de garrafas de plástico, mais de cinco mil. Professores e alunos estão de parabéns pelo bom trabalho. PS : fui posteriormente informado que a iniciativa da árvore de Natal partiu da Câmara Municipal e contou com a concepção de Fernando Saraiva. Estão mais de cinco mil garrafas de PET incorporadas na "escultura de Natal". PS II : ainda bem que a Câmara Municipal este ano não gastou dinheiro em iluminações da Natal. O que se vê em algumas ruas, luzinhas a brilhar, é da responsabilidade das Juntas de Freguesia e de alguns particulares.

Acidificação dos Oceanos - Artigo de Rui Curado da Silva -

A Acidificação dos Oceanos "..." Estudos científicos e consequências sobre a acidificação dos oceanos Os primeiros estudos da acidificação da água dos oceanos são recentes, começaram há cerca de 20 anos e os primeiros resultados foram publicados há cerca de 15 anos. Apesar de se tratar de uma nova área de estudo, os resultados obtidos até hoje são assustadoramente concludentes. O aumento de acidez da água dos oceanos diminui de uma forma clara a taxa de calcificação de organismos que produzem conchas, carapaças e esqueletos de calcário, tais como os moluscos e os corais e afectam também a base da cadeia alimentar dos oceanos: o plâncton. Em trabalhos científicos realizados pelo Laboratório de Oceanografia de Villefranche-sur-Mer  em França e pela Universidade de Plymouth  no Reino Unido observou-se um pH ácido, cerca de 6, no aparelho digestivo dos moluscos capturados em zonas onde o mar apresenta um pH da ordem de 7 (mais ácido do que a média global dos oceanos

Barragens em Portugal e o uso eficiente de energia

Sete mil milhões de euros que os cidadãos, e não os privados, vão pagar pela construção das nove novas barragens nos próximos anos. De acordo com notícia do jornal Público de hoje: De acordo com Joanaz de Melo, “a mesma quantidade de electricidade que as barragens viriam a gerar pode ser poupada com medidas de uso eficiente da energia, com investimentos dez vezes mais baixos, na casa dos 360 milhões de euros”. É uma "teimosia governamental" que terá consequências "por várias décadas e gerações". "Já temos cerca de 170 grandes barragens, um terço das quais hidroeléctricas. Já temos as suficientes", disse o responsável, lembrando que "não temos o dinheiro para oferecer às grandes empresas. É um cheque careca" numa altura de crise´. A solução está na poupança e uso eficiente da energia. Mas como a poupança e uso eficiente de energia são negócios pouco rentáveis, não vendem cimento nem aço....continuamos na mesma, desperdiçamos mui

Ilhas de São Tomé e do Príncipe

Imagem
Após um período de seca muito longo (o maior registado desde sempre...), as ilhas de São de Tomé e do Príncipe voltaram a ser o que eram: jardins verdes cheios de vida. As alterações climáticas já se fazem sentir. Estas sociedades mais vulneráveis, muito dependentes dos ciclos naturais, irão sofrer mais com as alterações climáticas.

A "crise" não se sente

Chego a Portugal, após uma semana em São Tomé e Príncipe. No aeroporto de Lisboa os desperdícios caucionados pela ANA são os mesmos de sempre. Instalaram recentemente 18 grandes "plasmas" nas passadeiras onde se recolhem as bagagens. Para mostrar o quê ? Portugal aos turistas ? bonitas paisagens e informação sobre os transportes públicos ?  Não, os cerca de 15.000 euros gastos em "plasmas" servem para mostrar a TVI e a Júlia Pinheiro, sem som ! Um desperdício, um absurdo, um péssimo exemplo de investimento por parte de uma empresa pública deficitária.  Já tinha anteriormente reparado que  a ANA à noite não cuida de desligar luzes e monitores que não estão a ser utilizados. Perdem-se certamente milhares de euros por ano em desperdício de energia elétrica. O frio entra pelas portas aberta do Aeroporto. Estão mal concebidas e não permitem a retenção do ar, que circula quente para o exterior. As consequências são claras, desperdício de milhares de euros em energia, ma