Mensagens

A mostrar mensagens de março, 2011

O estado do estado

A loucura do despesismo vigente, desde Cavaco Silva (anos 90), em Portugal conduziu-nos às portas da bancarrota. Se não fosse a generosidade dos parceiros europeus, e o próprio Euro,o estado estaria sem dinheiro para pagar a professores, médicos, juízes, técnicos e funcionários do estado. Em jeito de provocação, diria que seria útil os funcionários do estado (e reformados) passarem um mês sem receber salário. Talvez assim pudessem perceber que temos que mudar alguma coisa no país, e no nosso desempenho coletivo. As notícias vistas daqui, de São Tomé e Príncipe, e na companhia dos locais, são ainda mais trágicas. O descrédito de Portugal é agora real e palpável. As obras e projetos deixados pelos portugueses, no pós 25 de Abril, são vistas com mais atenção. E observa-se que há muita coisa que poderia ter funcionado de outra forma.

Elefantes Brancos Portugueses em África (1)

São Tomé e Príncipe: Primeira barragem hidroeléctrica entrou em funcionamento, 15 anos depois da inauguração A barragem sobre o rio Papagaio, na ilha do Príncipe, entrou, no último sábado, em funcionamento, 15 anos depois de ter sido inaugurada pelo actual Presidente português, Aníbal Cavaco Silva, quando era primeiro-ministro.Construída pelo Governo português em 1993, a barragem foi inaugurada pelo antigo primeiro-ministro, mas não funcionou mais do que três minutos.

RTPN - RTP Africa - a palhaçada

Vi hoje a RTPN a partir de Africa, via RTP Africa. Os 12 minutos iniciais foram de dedicados às eleições do Sporting, sem que se soubesse o resultado. >Dois repórteres cumpriam a idiotice: perguntavam aos sportinguistas "em quem votou o senhor?" . A pura idiotice elevada a mainstream da TV pública. Uma vergonhosa palhaçada. Depois mais futebol, o jogo da seleção e entrevistas a ex-futebolistas (3), depois o Rali de Portugal, e depois ainda a integral repetição das notícias das 20h. Notícias sobre a África Portuguesa ? Nem uma !

O estado da A17 e o país

Imagem
Viajar na A17 (Figueira - Leiria), com três faixas de cada lado, inaugurada em 2009, percebe-se porque está o estado sem dinheiro. Uma infra-estrutura gigantesca, um investimento colossal, ....quase sem proveito, poucos carros e camiões. Estes seguem pela Estrada Nacional, em más condições e afogada em trânsito.

Maquinistas da CP

As greves da CP continuam. Indiferentes ao estado financeiro do país e da própria empresa (a CP está em falência técnica, e se fosse mesmo uma empresa teria que deixar de pagar salários e despedir trabalhadores...) os maquinistas continuam a parar comboios e pessoas. Isto apesar de serem dos trabalhadores mais bem pagos, alguns com vencimentos superiores a 2.500 euros !

Acumulação promíscua e contra-produtiva de funções públicas e privadas

SEIS MIL FUNCIONÁRIOS DAS AUTARQUIAS ACUMULAM FUNÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS! Cerca de 5% do total dos funcionários das autarquias acumulam actualmente as funções públicas nas autarquias com actividades privadas, segundo revela a IGAL (Diário Económico, 22.03.2011). Em termos comparativos, lidera a autarquia de Cascais, em que cerca de 16%... dos funcionários acumulam funções. É importante esclarecer que, embora de a lei das incompatibilidades da administração pública, publicada em 2010 (Lei n.º 34/2010, de 2 de Setembro), consagre como regra a proibição de acumulação, a mesma estabelece também um regime de excepção de permissão, um regime tão amplo que torna quase impossível proibir a acumulação. Seria fulcral, num país com uma elevada taxa de desemprego, reflectir sobre a aplicação de um regime mais equilibrado, em que ficasse verdadeiramente afastada a possibilidade de acumulação em casos que podem prejudicar a qualidade de empenho dos funcionários e se permita a acumulação em sit

A ganância: empresa RAIATUR

Ler a notícia aqui http://www.quercus.pt/scid/webquercus/defaultArticleViewOne.asp?articleID=3446&categoryID=567 Zona de caça colocava iscos envenenados Em Junho de 2010, a Quercus foi alertada por um telefonema anónimo que alguém ligado à empresa Raiatur teria matado uma Águia Real (Aquila chrysaetos) junto da localidade do Rosmaninhal, em Idanha-a-Nova, na Zona de Caça Turística - ZCT nº633. Recebemos a indicação de que a entidade gestora da zona de caça teria espalhado iscos envenenados para matar as águias e demais animais que se alimentam das espécies cinegéticas.

Comentário sobre o consumo de água

Um anónimo enviou este pertinente comentário sobre o excesso do consumo de água retirada de furos (a maioria ilegais...): Este post fez-me lembrar o Verão de 2005, de grande seca e falta de água na nossa região! Na altura, o meu agregado familiar optou por apenas regar o quintal de 3 em 3 semanas, o mínimo para manter as árvores vivas e poupar a escassa água do poço... Paralelamente, um vizinho que tinha um furo (uns 30-40 metros de profundidade contra os 10 do nosso poço), regava quase todos os dias o quintal por rega de aspersão, em Agosto, das 11 às 15 horas da tarde... Foi revoltante ver tamanho desperdício de água e o nível do nosso poço a descer todos os dias, até secar... Nem pudemos utilizar o que poupámos... Sorte que no fim desse Verão a chuva regressou em força... Pergunto ao autor deste blog, que penso ser uma pessoa com alguns conhecimentos de Legislação Ambiental: - Nestes casos de puro desperdício irracional de centenas / milhares de m3 de água, que prejudicam a

Para onde vão as garrafas de plástico e outros plásticos ?

Imagem
A fotografia foi recentemente tirada numa pequena ribeira do concelho de Condeixa. Mas, poderia ser em qualquer sítio do país. Chove, a água empurra tudo o que flutua para as linhas de água. Daí para o Oceano, a marcha é imparável. Surpreendente é estarmos em 2011 (dois mil e onze) , mais de 40 anos após o uso mundano dos plásticos, e ainda não haver uma consciência generalizada sobre este problema: poluição das águas pelas substâncias que alguns despejam no ambiente sem pensar nas consequências dos seus infelizes atos.

Sustentabilidade e transporte de pesados

Imagem
Há muito tempo que os países da Europa Central usam os comboios para transportar TIR e veículos pesados. Em Portugal, apesar dos elevados preços dos combustíveis, esta hipótese parece ainda remota. Porque não se transportam de comboio os camiões até à Fronteira francesa ? Quanto é que se gastaria ? E os acidentes que se poderiam evitar ?

Furos em débito contínuo para regar relvados particulares

Observo com consternação que alguns particulares usam os furos para rega de forma descontrolada. Ontem à noite, apesar de estar a chover, um residente na freguesia de Alhadas regava abundantemente o relvado, a água era tanta que jorrava para fora da propriedade. Desta forma esbanja-se muita água, que um dia mais tarde nos poderá fazer falta. E fica provado, que quando a água é gratuita, os resultados são estes: desleixo e desperdício.

Cavaco Silva não fala sobre sustentabilidade nem ambiente

Imagem
O discurso de Cavaco Silva versou a mesmas matérias de sempre. Economia, crescimento, PIB, dívida, emprego, empresas....Ou seja, a mesma receita para problemas novos, uma notável falta de criatividade e um discurso sem chama. Também não teve a coragem para dizer a verdade, isto é , temos que mudar de hábitos, gastar menos, poupar mais, e acima de tudo participarmos mais nas decisões que tocam a todos.

Distâncias de travagem

Imagem

Peixe com mercúrio

O impacto da ingestão de metais pesados na saúde humana é bem conhecido, pelo menos desde o tempo dos romanos, cujas canalizações em chumbo os envenenaram, lentamente. Hoje, o problema chama-se concentração de metais pesados no peixe que consumimos, especialmente o que vem do mar. Segundo vários estudos estamos sujeitos a concentrações cada vez maiores, e os metais pesados são bioacumuláveis e persistentes (depois de entrarem, não saem do organismo), vindas do peixe. As espécies mais afectadas são as do topo da pirâmide alimantar, sejam o peixe-espada, o atum ou bacalhau. Nos EUA a EPA já há anos que aconselha as mulheres grávidas a não comer mais do que duas/três vezes por semana peixe. Veja-se aqui um dos últimos folhetos (mar 2011) informativos da União Europeia. http://ec.europa.eu/environment/integration/research/newsalert/pdf/231na2.pdf