Mensagens

A mostrar mensagens de junho, 2016

Investimento na Paisagem - Figueira da Foz

Imagem
Artigo publicado no jornal AS BEIRAS, 25.06.2016

Obras de Verão em Buarcos

Imagem
As obras atrasaram. Apesar das promessas da Câmara Municipal da Figueira da Foz as acessibilidades às praias, Buarcos e Figueira da Foz, não estão operacionais. Há ainda muitas dúvidas quanto à qualidade e funcionalidade dos arranjos. Elementos fixos ao nível da areia sujeitos a serem elementos submersos pela areia? Tábuas de madeira nos passadiços ? Sobressai ainda a falta de organização na obra, estando espalhados materiais e lixo um pouco por todo o lado. Sinalização das obras ? Não é visível. Tábuas com pregos não faltam.

Na Figueira da Foz não gostam de flores nem de pirilampos

Imagem
O espaço estava assim, cheio de flores e com vida, até pirilampos tínhamos à noite   e ficou assim, após a passagem dos jardineiros pagos pela Câmara Municipal da Figueira da Foz      

Reciclagem na Figueira da Foz

Imagem
Artigo publicado a 04 de Junho de 2016 no jornal as Beiras 

Falta sensibilização sobre o Lixo nas Praias do concelho da Figueira

Imagem
As praias estão sujas. Há muito lixo. Especialmente no inverno. A sensibilização para o problema do lixo no mar e nas praias é quase nula. São poucos e pequenos os cartazes que alertam para o desafio, como evitar que o mar seja um caixote do lixo. (é incrível a quantidade de cotonetes, garrafas de água, embalagens de detergentes, cartuchos da caça,...que aparecem no areal) No verão surgem senhores e senhoras contratados para todos os dias removerem o lixo do areal. Removem tudo, até as algas que não são lixo. A razão para a limpeza sazonal é uma só: estética e para naturalmente "agradar o banhista". O que é "normal" mas poderia ser diferente. A limpeza deveria ser mais frequente e eficaz. Interessa acima de tudo retirar o plástico que é efetivamente o agente mais poluidor de todos, e o mais persistente.

O mar na Cova Gala e a casa em cima da duna

Imagem
É sempre agradável ir à Cova Gala e  percorrer a beira mar. A surpresa surgiu pelas obras na casa construída em cima da duna. Há muito tempo que aquele "monstro" deveria ter sido demolido e retirado da linha de costa. Contudo, as autoridades parecem alheadas destes "detalhes" e pactuam com atentados ao urbanismo e à paisagem natural.