Quinta Biológica na Figueira

Finalmente a agricultura biológica ganha peso e notoriedade. A bem da nossa saúde e do ambiente. Transcrevo abaixo a notícia publicada no JN, da autoria de Paulo Dâmaso.
Faço somente um reparo à seguinte passagem do artigo, e cito "além de produzir alimentos "mais saudáveis" . As aspas são injustificadas, os alimentos provenientes são mesmo muito mais saudáveis. Para nós humanos (incluindo os agricultores que são vítimas de exposição a a produtos altamente tóxicos - pesticidas) e para os animais.
A indústria alimentar e os grandes produtores convencionais gastam milhões em propaganda para convencer o público que tudo é relativo , e tanto faz sem ou com resíduos de pesticidas.

Cientistas comprovam maior valor nutritivo dos alimentos biológicos

Investigadores da Universidade de Rutgers meteram mãos à obra no sentido de contestar a ideia de que “o biológico é melhor”. Tendo seleccionado alguns produtos adquiridos em supermercados e lojas de dietéticos, passaram a analisar o seu conteúdo em matéria de elementos minerais. Entende-se por alimentos biológicos todos os produtos provenientes de culturas sem recurso a pesticidas ou fertilizantes químicos. Os alimentos não biológicos, aqui entitulados de “convencionais”, foram produzidos à custa de inúmeros produtos químicos para aumentar o crescimento e destruir pragas, muitos dos quais são já reconhecidos ou suspeitos de gerar cancro e que contribuem largamente para a destruição do ambiente e da vida selvagem. Os investigadores esperavam que os produtos biológicos apresentassem eventualmente valores comparativos pouco superiores, mas os resultados foram surpreendentes. A quantidade de ferro nos espinafres biológicos era 97% mais do que nos espinafres convencionais e o teor em manganês 99% superior. Muitos oligoelementos essenciais estavam totalmente ausentes nos produtos convencionais, enquanto que nos produtos biológicos eram abundantes.


in http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=3882&iLingua=1

Quinta biológica produziu oito toneladas de hortícolas
paulo dâmaso
Os frutos, legumes e hortaliças são semeados, tratados e colhidos por 15 pessoas
"..."
Paulo Dâmaso

A Quinta Biológica da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) da Figueira da Foz produziu cerca de oito toneladas de produtos hortícolas em 2007.
Para além de produzir alimentos "mais saudáveis", o projecto é uma forma de integrar na sociedade pessoas portadoras de deficiência mental."...", afirmou António Augusto, monitor da quinta biológica.
O espaço rural, que ocupa uma área de 2,7 hectares de terreno, na freguesia em Quiaios, está em funcionamento desde 1999, tendo sido uma das primeiras estruturas do género no país a obter certificação pela BIOCER - Agricultura Biológica Certificada.
"..."
Grupo francês interessado
Na quinta produz-se um pouco de tudo. Das Alfaces às couves, das batatas aos morangos. Os produtos são depois escoados para particulares e superfícies comerciais.
"...."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz