Fábricas de Oxigénio em Risco


Na Praça 8 de Maio, por ordem da Câmara Municipal da Figueira da Foz, as podas são executadas pela empresa J. S. Ramos. Os objectivos não são claros, nem uma nem outra entidade se dignam a prestar esclarecimentos. A segunda , a empresa privada ao serviço da Câmara ameaça o autor deste blogue com processos em Tribunal. O autor lamenta a atitude da empresa que não explica o que faz ao património arbóreo.
As árvores estão a ser podadas, isto é mutiladas, para quê ? Não incomodam, não estão doentes, não são excessivamente grandes, não estão em risco de queda....pelo contrário foram plantadas há poucos anos e parecem bem adaptadas ao meio em que se encontram.
Deve haver razões estranhas, um pacto de silêncio entre Câmara e empresa ? O que os leva a tanto secretismo ? Têm receio de quê se estão certos na sua acção ?

Comentários

  1. Viva João!

    Nada percebo de podas mas suponho que há árvores que requerem poda para se desenvolverem. Não sei se é o caso.

    Não?

    ResponderEliminar
  2. "...a empresa privada ao serviço da Câmara ameaça o autor deste blogue com processos em Tribunal." Até parece pesadelo kafquiano ou orwelliano. Situações como a descrita têm de ser documentadas e divulgadas. Força aí. Octávio Lima (ondas3.
    blogs.sapo.pt)

    ResponderEliminar
  3. Não, nenhum tipo de árvore precisa do Homem (e da poda) para se desenvolver...muito anos de nós, já cá estavam as árvores, e em muito maior número !
    As árvores de fruto são podadas para darem mais rendimento (flor e fruto), à custa da diminuição do seu tempo normal de vida.
    As árvores ornamentais (tílias, plátanos...etc.) não precisam de podas. Apenas são podadas no caso de invadirem espaços que o Homem quer para si (casas, pavimentos, ruas, linhas eléctricas....etc.), i.e. quando nos incomodam, cortamos ! Cortada uma vez, corta-se para o resto da vida....a bem da árvore ! Poder-se-á cortar o ramo morto, a parte doente, de forma a manter o estado fito-sanitário da árvore porque a queremos preservar. Isto é muito raro acontecer, normalmente corta-se porque a árvore...incomoda, esquecemos todo o "capitalismo natural": a produção de oxigénio, a limpeza do ar, a amenização da temperatura citadina, o habitat natural de tanta vida...e a sombra !

    Somos uns ingratos ! E pouco urbanos...tratamos as árvores da cidade como se fossem árvores do campo (de fruto)...

    ResponderEliminar
  4. E lá dizia o outro:
    Quem poda em Março, colhe no regaço.
    Ou seja, as podas devem ser feitas no peíodo mais frio do ano, Dezembro e Janeiro, nunca na fase de rebentação que já está a ocorrer.
    Podar nesta altura, traz ainda maiores males que podar na época certa.
    Quanto às árvores de fruto e especialmente as vinhas, é benéfico fazer a poda, caso contrário é um caos de muita rama e pouca uva, ou maçã.

    ResponderEliminar
  5. Não te rendas, João! Já começa a ser muita, a gente que se insurge contra este tipo de déspotas ignorantes. Se me permites, existe ainda uma outra razão para podar as árvores ornamentais... transformar a pobre criatura ao gosto (...à falta dele!) do dono. Seja um privado ou uma autarquia. Vejam-se alguns exemplos na Sombra Verde.

    ResponderEliminar
  6. ...Como dizia um homem residente no ISA: "A maleita que mais ataca as árvores e arbustos é a PODITE". Falou e está dito.

    Mas claro, que falar é fácil, eu também não sei como podar seja o que for, mas consigo identificar uma acção correcta. Isto só se irá resolver quando as pessoas envolvidas tiverem a experiência necessária para o acto de podar. Não contando para experiência os anos de podas mal feitas mas sim cursos ou workshops de boas práticas e gestão de espaços verdes direccionadas para os envolvidos.

    Sendo Figueirense à uns quantos anos, proponha passar das palavras aos actos, e propor a tentativa de realização dos ditos workshops. Embora me encontre, por tempo indeterminado longe da Figueira (Bruxelas) posso-me disponibilizar para ajudar à distância.

    Se alguém se achar cheio de iniciativa e não souber o que fazer com ela...

    Porque se estivermos à espera da Camara Municipal para fazer alguma coisa, iremos ter tempo de escrever 50 blogs com 50 posts cada um.

    (peço desculpa por erros ortográficos mas foi escrito à pressa)

    E já agora: belo Blog, sim senhor!!

    Henrique Simões

    ResponderEliminar
  7. ...Complemento ao ultimo comentário (meu), podem contactar-me através do email: HenriqueSimoes@inbox.com

    Boa tarde

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz