FIGUEIRA DOMUS - Orçamento de 2009

Análise ao Orçamento – Figueira DOMUS
A política da empresa municipal Figueira Domus dedicada à construção de habitação social foi desastrada e neste momento existe um grave problema financeiro para solucionar.
O Balanço Previsional de 10-12-2008 confirmou as nossas preocupações e previsões e vem acentuar os motivos apresentados no ano passado para não termos aprovado o Plano e Orçamento de 2008. As metas então definidas não foram alcançadas e os resultados estão muito longe daqueles que o Orçamento de 2008 apontava. Considerando o seguinte:
• As dívidas à Banca permanecem: cerca de 16 milhões de euros.
• As dívidas a Fornecedores continuaram acima dos 3,5 milhões de euros.
• A empresa manteve um Passivo superior a 19 milhões de euros
• O orçamento previa a diminuição em 2008 da dívida bancária de médio e longo prazo para 8 milhões e o valor alcançado foi de 10,2 milhões de euros
• A dívida bancária de curto prazo situa-se nos 5,2 milhões de euros, o orçamento para 2008 previa 1,27 milhões
Estes resultados são verdadeiramente alarmantes e as previsões orçamentais falharam redondamente. A política supostamente correctiva, implementada nos anos 2007 e 2008, não obteve resultados positivos palpáveis. O Plano de Actividades e o Orçamento de 2008 pareceram-nos mal explicados e irrealistas e a sua concretização veio dar-nos razão.
Plano e Orçamento 2009
Anuncia-se uma redução do PASSIVO em 2009 para 17,6 milhões de euros o que nos parece bem mais realista que os 12,6 milhões de euros anunciados para este ano e não concretizados.
Apesar de considerarmos os esforços que a actual administração está a fazer, implementando algumas medidas drásticas que visam não perder tudo e recuperar financeiramente a empresa, como seja a realização do leilão de 15 fogos do Bairro do Hospital, não vamos votar favoravelmente este plano e orçamento por considerarmos insuficiente para fazer face à crise financeira da empresa.
Os vereadores do PS, apesar de considerarem como positiva a mudança de orientação que a nova Gestora, Dra. Filipa Vaz Serra, procura implementar, votam contra, fazendo votos para que não continuem os erros grosseiros das previsões irrealistas do passado.
OS VEREADORES DO PS NA CMFF

Comentários

  1. Isto aconte-se pk os nossos profissionais, nao foram competentes o suficiente para que a empresa(figueira domus) mantivesse uma situaçao financeira rasoavel, nem mais ou menos. Acho sinceramente que estao a precisar de renovar os vossos funcionarios........... actualizem o vosso site.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz