Erosão costeira e os esporões

O Vereador José Elísio (PSD) e a sua esposa, Presidente da Junta de Freguesia de Lavos, reclamam que a construção de esporões são necessários à estabilização da linha de costa. Ora, os estudos da União Europeia, as investigações realizadas em Portugal (ver abaixo) indicam que os esporões, tal qual foram pensados e construídos, são eles próprios os causadores da erosão. Conclui-se que estes dois autarcas locais estão em clara oposição àquilo que a ciência nos diz.
Felizmente, a política do INAG e das autoridades ambientais e marítimas vê com relutância a construção de estruturas pesadas, e prefere (como aconteceu na Caparica) optar pela recarga das praias afectadas pela erosão costeira. Esse deverá ser o caminho, o fortalecimento das dunas, a criação de condições para que a areia (um by pass ?) venha de norte para sul, da foz do rio Mondego para as praias de São Pedro, Lavos e Marinha das Ondas.

É também indiscutível que a proposta do Plano de Urbanização não cumpre com o princípio da precaução e continua a permitir a construção em zonas de elevado risco de erosão costeira.


As autoridades do estado da Califórnia há muito que pensam nestes problemas, pois ano após ano, verifica-se que o mar ameaça as urbanizações costeiras lá existentes. Soluções encontradas: recarregar as praias com sedimentos, evitar as estruturas pesadas intrusivas (os esporões foram quase banidos) e permitir que a areia tome o seu curso natural.

A construção do molhe norte teve efeitos devastadores sobre as praias a sul, retirando-lhes milhões de m3 de areia. E a sua extensão irá modificar o quê ?

CAUSAS DA EROSÃO COSTEIRA
São múltiplos os factores inductores de erosão costeira. Embora
alguns desses factores sejam (ou possam ser considerados) naturais, a
maior parte é consequência directa ou indirecta de actividades antrópicas.
Os principais factores responsáveis pela erosão costeira e consequente
recuo da linha de costa são:
- elevação do nível do mar;
- diminuição da quantidade de sedimentos fornecidos ao litoral;
- degradação antropogénica das estruturas naturais;
- obras pesadas de engenharia costeira, nomeadamente as que são
implantadas para defender o litoral.


in Estudo de Avaliação da Situação Ambiental e Proposta de Medidas de Salvaguarda
para a Faixa Costeira Portuguesa (Geologia Costeira)
J. M. Alveirinho Dias (1993)


Soluções propostas pela Comissão de Peritos da União Europeia para a zona de Aveiro:

SOLUTIONS PROPOSED

• Working with the harbour authority to implement a “sand by-passing” system from north of the harbour entrance breakwater to south, thus reactivating the sediment transport processes;

• Identifying areas where natural coastal protection processes could be stimulated, such as rehabilitated dunes or beaches regularly supplied with non-contaminated materials collected from dredging activities along navigation channels;

• Severely controlling illegal sand extraction activities and any other activity which may disturb natural beach and dunes restoration;

• Regulating urban seafront extension, in order to maintain protection costs at a low level.

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