Leite mais barato que a água

Tomei conhecimento que pelo menos na Bélgica e Áustria as eleições europeias coincidem com eleições locais/provinciais. Além de se pouparem milhões de euros ao erário, cativam-se os eleitores a participarem no acto eleitoral europeu.
Seria bom que em 2014 conseguíssemos fazer convergir as Europeias com as eleições locais ou legislativas.
Surge este comentário no âmbito de uma campanha eleitoral que pouco tem de europeia. Em Portugal poucos têm sido os candidatos que nos falam com algum detalhe e rigor sobre temas marcadamente europeus: política agrícola comum, pescas, transgénicos, lei das comunicações, relações internacionais, política energética comum, energia nuclear, emigração, apoio ao desenvolvimento, ...etc.

Os interesses dos produtores de leite são comuns. As manifestações a que assistimos em Portugal não são diferentes das vistas, por exemplo, na Alemanha. O leite é mais barato que a água, preço ao produtor. Um sinal alarmante das distorções económicas causadas pela insustentabilidade das actuais políticas.
As grandes cadeias de distribuição são acusadas de deprimirem os preços e destruírem as PMEs do sector. A qualidade pouco parece interessar, "o preço mais baixo" (a todo custo, sacrificando a nossa saúde e dos nossos filhos) é o mote publicitário do momento. Como habitualmente se diz, e bem, "o barato sai caro".

A esse propósito o partido Os Verdes alemão apresentou um video (abaixo) em que a Kanzlerin Angela Merkel toma banho em leite....

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz