21.4.10

"Caucasianos" , racismo e o título do Diário de Coimbra de hoje



Num primeiro momento sorri perante o título de hoje do Diário de Coimbra: "Dois caucasianos furtaram 60 toneladas de ferro". Pensei que a iliteracia tinha invadido quem escreveu e aprovou um tal título. "Caucasianos" são normalmente os "brancos". O Dicionário da Língua Portuguesa é claro na definição do conceito:

Caucasiano
adjectivo
1. do Cáucaso, cordilheira russa entre o mar Negro e o mar Cáspio
2. respeitante ao Cáucaso
3. (divisão étnica) branco
nome masculino
1. indivíduo oriundo da região do Cáucaso
2. (divisão étnica) indivíduo branco
(De Cáucaso, top. +-iano)

Mas, lendo a notícia percebe-se que o Diário de Coimbra queria dizer "do Leste da Europa".
Para piorar as coisas, o jornal agora também dita sentenças: os indivíduos foram identificados e são suspeitos, ainda não foram julgados, não são culpados. Contudo, o título do jornal é peremptório, "furtaram", logo são "eles" os criminosos, os "caucasianos".

O Diário de Coimbra presta um péssimo serviço aos seus leitores com este tipo de jornalismo sensacionalista e medíocre, mostrando sinais de racismo latente em relação a determinados grupos.

Cria-se um estigma inaceitável a milhares de cidadãos de Leste (os tais Caucasianos...) que trabalham e pagam impostos em Portugal, só porque se suspeita que dois deles furtaram 60 toneladas de aço. Como seria se um jornal regional alemão ou inglês colocasse na primeira página um título semelhante dirigido aos "ibéricos" ?

1 comentário:

  1. Muito bom post João, parabéns! Penso exactamente o mesmo que tu e também tinha reparado no racismo idiota contido na notícia.
    Parece-me que, no fim do texto, não deves pôr a vírgula entre "inglês" e "coloca-se", vê se eu tenho razão por favor.
    Abraço, bjs à Sofia e à bebé,

    Rui Beja

    ResponderEliminar