26.6.10

Câmara Municipal da Figueira da Foz distribui compostores


(o texto foi revisto)
A autarquia está a distribuir compostores a residentes no concelho que tenham jardim e/ou horta. Os munícipes interessados deverão pagar 15 euros pelo equipamento.

Todos os munícipes interessados podem solicitar o compostor através telefone da Câmara Municipal 233403300.

Estima-se que o desvio dos restos de comida do contentor para o compostor reduza entre 70 a 110 kg por habitante por ano.

"A compostagem é o processo natural de decomposição de resíduos orgânicos e apresenta diversas vantagens: fornece um material rico em nutrientes que melhora o desenvolvimento de plantas, jardins e relvados; actua no solo como uma esponja, ajudando o solo a reter a humidade e os nutrientes, conferindo-lhe estrutura, e reduz o recurso ao uso de fertilizantes químicos.

Através da compostagem, é possível reduzir a quantidade de resíduos depositados em aterro, prolongando a sua vida útil e obter um novo produto, através da reciclagem dos resíduos orgânicos - o composto, que pode ser aplicado como fertilizante no solo".


PS : o compostor na imagem é idêntico ao que está a ser distribuído.

5 comentários:

  1. os compostores são gratuitos? basta apenas ligar para a câmara e pedir?

    ResponderEliminar
  2. Penso que os compostores têm um preço simbólico. Será melhor telefonar para obter mais informações.

    ResponderEliminar
  3. Só tenho pena que não se encontre um compostor para varandas. Qq coisa visualmente agradável, limpa e de prática utilização, mas para quem tem o jardim/hora em vasos!! Era óptimo.

    ResponderEliminar
  4. Gostaria muito de ganhar um compostor.Muito obrigada.

    ResponderEliminar