25.6.10

VINAGRE em vez de lixívias e outros produtos caros e tóxicos

Os poderes de limpeza do vinagre - Bom e barato

(transcrição adaptada daqui)
Fazer a limpeza da casa é um grande desafio ecológico. Muitas são as opções de produtos, poucas são as informações sobre seus impactos no meio ambiente.

Barato e eficaz, o vinagre que usamos para temperar aquela saladinha é um excelente produto para os mais diversos tipos de limpeza. Sua acidez é ideal para purificar e desinfetar, o que o torna ótimo também como produto de limpeza.

Se ainda não experimentou os benefícios do vinagre em sua casa, citam-se abaixo alguns usos.

É melhor usar vinagre branco ou de maçã. Este último deixa um cheirinho muito agradável de cidra no ambiente.

1. Desinfetante – antes de dormir, despeje um copo de vinagre na bacia do sanitário, inclusive próximo ao assento. No dia seguinte a limpeza será muito fácil.

2. Para limpar a geladeira – mesmo se o equipamento for frost-free, ás vezes é preciso limpar a parte interna para remover manchas e gorduras. Para isso, usar vinagre dissolvido em água morna é ótimo, pois limpa e não deixa cheiro ao secar. Se a mancha foi difícil, basta colocar vinagre diretamente sobre ela e deixar agir por algum tempo.

3. Limpar o ralo da pia – derrame um copo de vinagre no ralo e deixe agir por uma hora (não use a pia durante o período). Depois é só deixar a água correr durante algum tempo para limpar os resíduos. Repita de vez em quando.


4. Como amaciante de roupas
– ao invés de usar produtos químicos para amaciar as roupas, utilize meio copo de vinagre brando. O efeito é o mesmo, com um custo muito menor e sem agredir o meio ambiente.

5. Para limpar ferramentas oxidadas – deixe as ferramentas embebidas em vinagre durante à noite e limpe com uma escova.

6. Para limpar assoalhos revestidos com vinil – esfregue o piso usando partes iguais de água e vinagre. É ótimo para remover manchas.

7. Na limpeza de janelas – coloque vinagre em algum frasco com pulverizador e use em todas as superfícies de vidro. Aplique e esfregue com uma flanela até secar. Os vidros ficam limpos, isentos de gorduras e sem manchas.

8. Para limpar as lentes dos óculos
– assim como limpa vidros e outras superfícies, o vinagre é ótimo para limpas as lentes dos óculos. Deixe as lentes mergulhadas em vinagre por algum tempo e depois seque.

9. Para limpar microondas – coloque um copo de vinagre do microondas e deixe funcionar por três minutos. Deixe esfriar por meia hora e retire o copo. Agora é só passar um pano dentro do equipamento para remover as sujeiras mais difíceis.

10. Limpar tapetes – Use uma parte de vinagre para uma parte de água. Umedeça uma vassoura na mistura e esfregue o tapete. Se tiver manchas, aplique vinagre sobre o local e deixe secar.

11. Limpar sofás e estofados
– Use uma parte de água e outra de vinagre. Umedeça levemente a escova na mistura e esfregue o sofá. Remove a poeira e deixa um cheiro agradável após secar.

12. Limpar o triturador da pia
– congele o vinagre em cubos e jogue no triturador em funcionamento. Deixe agir por uma hora antes de usar o equipamento.

13. Eliminar cheiros desagradáveis – para remover odores desagradáveis em cômodos coloque uma ou mais bacias de vinagre no ambiente. O odor no ambiente estará melhor em poucas horas.

14. Remover manchas nas roupas e clarear – adicione um copo de vinagre com um quarto de copo de bicarbonato de sódio ao molho das roupas. Limpa e descolore sem deixar as roupas ásperas.

15. Limpar o limo do azulejo – use vinagre com bicarbonato e aplique com spray sobre a superfície seca. Deixe agir por uma hora, aplique mais um pouco de vinagre e esfregue com uma escovinha. Depois é só enxaguar.

16. Limpar fungos de umidade em paredes – aplique o vinagre com o spray sobre a superfície e esfregue com uma vassoura ou escova. Deixe secar. Em geral os fungos somem depois que o vinagre seca. Aplique novamente caso necessário.

17. Limpar armários – use uma parte de vinagre para uma parte de água com bicarbonato de sódio e um pouco de suco de limão. Aplique com um pano e espere secar. Também elimina o mofo que estiver no armário e deixa um cheirinho agradável.

Fonte: http://www.maiscommenos.net/blog/2010/02/vinagre-produto-de-limpeza-bom-e-barato/

Problemas associados ao uso de lixívias
(em inglês, não encontrei nada do género em português...)

Sem comentários:

Enviar um comentário