Incêndios Florestais; cigarros acesos, lixo e militares

Está calor, Coimbra chega aos 38 graus.
Os incêndios multiplicam-se. Facilmente se atribuem as causas a meia dúzia de psicopatas que gostam de ver arder para apagar, ou alguns criminosos mais "refinados" que querem queimar para mais tarde poder construir.

Mas, 477 incêndios em 24 horas no sábado dia 07 de Agosto não devem só a estes "criminosos". Há outros, o lixo na mata, o desleixo de quem faz uma fogueira sem medir as consequências, os cigarros por apagar,...
Fiquei chocado há dias quando observei um estudante universitário que conduzia fumava e ...deitava o cigarro aceso pela janela fora. Confrontado com o potencial perigo, disse calmamente que "tinha cuidado e só deitava a beata acesa onde era conveniente". Enfim, imaturidade sem limites, e uma cultura de negligência transversal a um país onde as leis e os princípios não levados a sério.

Nunca percebi porque não se mobiliza o exército em força para limpar, manter, vigiar as matas, e ajudar os bombeiros a combater incêndios.
Porque não tem a Força Aérea uma equipa de pilotos capazes de combater incêndios?
O que fazem milhares de militares nas casernas durante tanto tempo quando são necessários cá fora em atividades de verdadeira defesa da riqueza nacional?

Talvez sejam os bombeiros e os civis (governo) que não queiramos militares por medo de serem ofuscados e considerados obsoletos...? Será? Ou será que são os militares que não querem participar neste combate?

Não sei.
Sei que os país arde.
Hoje em 10 horas deflagraram mais 174 incêndios. E são agora 10h30.

Incêndios Florestais

Lista das ocorrências
Número de ocorrências de incêndios florestais (floresta e mato)
Total
Ontem: 477
Hoje, desde as 00:00 hr (a): 174

Em curso (a) 23
(a) Valores actualizados às 10:00H (08.08.2010)

Fonte da Informação: ANPC/CNOS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz