Passeios para os carros
A entrevista de Paulo Marques, publicada no jornal Público de hoje, sobre medidas de acalmia do trânsito deveria ser de leitura obrigatória a todos os autarcas e técnicos municipais com competência em matéria de vias urbanas.
Destaco o seguinte:
Que medidas podem tomar as autarquias para reduzir a sinistralidade?
Podem estreitar as faixas rodagem, reformular o espaço público nas zonas centrais das localidades, onde o betuminoso pode ser substituído por calçada... Pretendemos que os veículos sejam obrigados a circular mais devagar. Numa estrada rural que atravesse uma localidade o condutor fica sujeito a uma placa de limite de velocidade de 50 km/h que não chega. É preciso que ele perceba que o ambiente mudou e que está numa estrada urbana - e aí se passarem a existir passeios largos e a faixa de rodagem se estreitar ele vai entender.
Destaco o seguinte:
Que medidas podem tomar as autarquias para reduzir a sinistralidade?
Podem estreitar as faixas rodagem, reformular o espaço público nas zonas centrais das localidades, onde o betuminoso pode ser substituído por calçada... Pretendemos que os veículos sejam obrigados a circular mais devagar. Numa estrada rural que atravesse uma localidade o condutor fica sujeito a uma placa de limite de velocidade de 50 km/h que não chega. É preciso que ele perceba que o ambiente mudou e que está numa estrada urbana - e aí se passarem a existir passeios largos e a faixa de rodagem se estreitar ele vai entender.
Comentários
Enviar um comentário