Caminhos de Ferro : Espanha e Portugal
Esta semana a CP espanhola (RENFE) declarou que pela primeira vez os seus comboios de alta velocidade (AVE) tinham dado lucro à empresa.
Surpreendentemente constata-se que Espanha é o país Europeu com mais quilómetros de alta velocidade (2.600 km) tendo progredido de forma estonteante desde 1992, altura em que inaugurou a primeira linha de AVE (Madrid- Sevilha) durante a EXPO local.
Portugal continua a "desinvestir" no caminho-de-ferro e a abandonar linhas. A comparação evidencia dois rumos e estratégias diferentes, e ainda o legado do cavaquismo (anos 90) e dos governos posteriores, com a concentração na política rodoviária em detrimento dos transportes públicos.
Surpreendentemente constata-se que Espanha é o país Europeu com mais quilómetros de alta velocidade (2.600 km) tendo progredido de forma estonteante desde 1992, altura em que inaugurou a primeira linha de AVE (Madrid- Sevilha) durante a EXPO local.
Portugal continua a "desinvestir" no caminho-de-ferro e a abandonar linhas. A comparação evidencia dois rumos e estratégias diferentes, e ainda o legado do cavaquismo (anos 90) e dos governos posteriores, com a concentração na política rodoviária em detrimento dos transportes públicos.
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