O mito

"Ó sr. VAz, daqui a três meses, vá lá fotografar * a árvore e ponha aqui a foto para gente ver."

Este tipo de pensamento é comum entre nós: as árvores podem ser cortadas, decepadas, amputadas, roladas, ...enfim, violentadas. Não há problema. Os ramos voltam a crescer, mesmo que tortos e disformes, as folhas também e ...não há problema.
Errado.
Cortar os ramos às árvores provoca danos. As raízes morrem o sistema vascular entra em stress. Abrem-se feridas por onde entram germes e doenças. A árvore fica fragilizada e mais facilmente é derrubada por uma forte ventania.

Além da profunda perda estética e desperdício de meios...

Para saber mais sobre o assunto, ler aqui
http://dias-com-arvores.blogspot.com/2004/12/5-ideias-falsas-sobre-as-podas.html

Comentários

  1. Você sabe muito bem que podar as árvores só lhes faz bem, castiga-as e por isso, em paga, rebentam com mais força e juventude.
    Como seria se não se podassem as videiras? Nunca viu uma vinha abandonada, sem poda de um ano para o outro? Definha, deixa de produzir frutos e acaba por morrer.
    E tirar a casca aos sobreiros? Não nasce uma nova?
    Há coisas que a experiência manda que se façam. A poda é uma delas. A poda de ramos secos e velhos das árvores da rua também é uma questão de segurança.

    ResponderEliminar
  2. Caro leitor,
    Comparar árvores com videiras é pouco digno para as primeiras. As videiras não precisam de ser podadas, é mais um mito,precisam é de ser bem tratadas. São podadas porque os produtores de vinho querem maior rendimento e produção. Fazem-nos à custa do envelhecimento e morte precoce das videiras, que todos os anos são castigadas com cortes.
    Idem com os sobreiros.

    Confundir podas de ramos secos e velhos com o que se faz a muitas árvores por todo o país, é não querer ver a realidade.

    Bastará ler os livros técnicos sobre a matéria para se perceber que um corte num ramo/tronco saudável só tem inetresse....para nós, a árvore passa bem essa agressão. Mas há quem goste de agredir...

    ResponderEliminar
  3. Você não percebe mesmo nada disto pois não?
    Gosta é mandar uns palpites, à falta de mais que fazer.

    ResponderEliminar
  4. O último anónimo foi incapaz de apresentar argumentos válidos, limitou-se aos impropérios.

    Os mitos relativos à poda de árvores em meio urbano foram recentemente analisados por técnicos especializados na revista Ingenium da Ordem dos Engenheiros. Foi desse artigo que retirei parte da informação.
    ver mais aqui:
    http://pt.scribd.com/doc/25967873/Mito-Urbano-Podas-OE

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz