Temos ainda mais areia acumulada na praia da Figueira -o molhe Norte será inaugurado hoje

De ano para ano, a praia da Figueira aumenta de volume. A areia já quase esconde o mar no horizonte. Com os ventos fortes dos últimos dias, e o mar bravo, houve muita areia que foi empurrada para a marginal. Como irá ser daqui em diante com o molhe norte expandido ?

Segundo os especialistas a obra de engenharia irá agravar os problemas de ersoão costeira a sul da foz do Mondego.

Notícia do jornal Expresso (2010)
O prolongamento dos molhes dos portos de Aveiro e Figueira da Foz vão agravar as situações de erosão e o recuo da linha de costa a sul daquelas infraestruturas, asseguraram hoje, especialistas em gestão costeira.

"O aumento da extensão dos quebramares [molhes] e o aprofundamento dos canais de navegação dos portos de Aveiro e Figueira da Foz vão agravar os impactes já existentes", disse Fernando Veloso Gomes, intervindo num debate na Figueira da Foz promovido pela Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARHC).

Lembrou, a esse propósito, a apresentação "há dez anos" do projeto de prolongamento em 400 metros do molhe norte do porto da Figueira da Foz - cuja intervenção se encontra em curso - lembrando que avisou para as consequências da obra.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz