Coreia do Norte - livro de José Luís Peixoto

O escritor português, um protegido de José Saramago, escreveu um livro extraordinário sobre o regime comunista paranoico da Coreia do Norte. Será que os comunistas portugueses se identificam com o regime da Coreia do Norte ?

http://www.ionline.pt/portugal/jose-luis-peixoto-coreia-norte-tem-mais-nazismo-estalinismo

Comentários

  1. A burguesia dedica ao PCP um ódio de morte que não dedica a nenhuma outra organização da esquerda portuguesa. Odeiam o PCP por aquilo que ele é: um partido de trabalhadores, em que a direcção é composta maioritariamente por operários (Sim operários, gente que faz com as mãos as coisas que nós usamos). Odeiam o PCP, por ao contrário do PS ou do Bloco de Esquerda, nunca ter traído nem dado o dito por não dito. Assusta-os a clareza com que propõe a destruição do capitalismo, intimida-os a firmeza da sua convicção na vitória dos explorados sobre os exploradores.
    Não sou militante do PCP. Não sei se alguma vez o serei. Condeno veementemente todos os regimes ditatoriais do passado e do presente, comunistas, pretensamente comunistas ou não. Condeno Estaline. A China. A Coreia. A Síria.
    Muito me separa do PCP e se calhar por isso é que nunca poderei ser seu militante. E no entanto, nunca votei em nenhum outro Partido desde que tenho idade para votar. Porque nenhum outro defende, como o PCP, os trabalhadores, os explorados, os pobres.
    Quando penso na forma como combateu a Ditadura. Quando penso nas conquistas sociais de 1974 e 1975. Quando penso em décadas de luta ao serviço dos trabalhadores. Quando penso que, sem o PCP, muito do que temos nunca poderia ter sido conseguido, só consigo mesmo ter um enorme orgulho no Partido Comunista Português e no privilégio que é ser seu votante.
    Os burgueses odeiam os comunistas. Porque sabem que na política interna do PCP há um trajecto de coerência. E porque sabem que, se um dia o PCP chegasse ao poder, os seus privilégios acabavam. Não haveria ditaduras nem restrições à liberdade. Eles sabem disso, mas fingem que não. Porque lhes interessa. Porque comem todos da mesma gamela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tschiiiiii como é bom viver na ilusão.... pcp defende os trabalhadores???? ainda acredita nessa? tanta asneira... enfim, cada um é feliz como pode.

      Eliminar
  2. Felicito o leitor por condenar regimes ditatoriais dirigidos com mão de ferro por oligarquias.

    Gostaria de chamar à atenção do anónimo anterior, votante do PCP, que os deputados comunistas na Assembleia da República são maioritariamente advogados, juristas, "intelectuais",...os operários estão em franca minoria.
    O aburguesamento do PCP é mais do que conhecido, e da sociedade em geral, aliás o que é a burguesia hoje em dia ? quem são os burgueses ?
    Há muito que as classes sociais já não são o que eram, mas o PCP ainda "vive a luta de classes" , e por isso tem 10% de votantes. O PCP perdeu o modelo, não há nenhum país com um regime comunista que seja próspero ou saudável do ponto de vista das liberdades e garantias (para todos os efeitos, Cuba é uma ditadura), onde se diga: ali está um país onde nós gostaríamos de viver.

    ResponderEliminar
  3. O que faria o PCP se fosse governo ? Nacionalizaria a economia ? despachava o capital para outros países ? fechava os canais de televisão burguses ? criava o jornal "A verdade" e fecharia os outros ? acabava com as grandes superfícies ? fecharia o Centro Comercial Colombo ?....

    ResponderEliminar
  4. Esse comunista sabe lá o q diz e muito menos o q é o pcp.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz