Abate preventivo de árvores

 Caiu uma árvore de grande porte em Coimbra. Destruiu alguns carros, mas felizmente não morreu ninguém. A notícia que abre telejornais, naquele jeito espalhafatoso que as nossas televisões teimam em consolidar. Um perigo, as árvores, logo devem ser abatidas.
A empresa Estradas de Portugal decide abater centenas de exemplares ao longo de várias estradas - ver notícia abaixo. Perdemos todos com esta paranóia injustificada !
Visito a feira de Miranda do Corvo. As árvores do centro da vila foram podadas sem rei nem roque, as moto-serras alinharam (rolamento) as árvores, abrindo feridas enormes e pontos de vulnerabilidade. Felizmente, em Lisboa e no Porto, os espaços públicos já são cuidados de forma mais profissional e é raro ver podas radicais, como as realizadas também na Figueira, na Praça Nova e noutras artérias, onde alguns "amadores"  transformaram árvores em conjuntos áridos de palitos e ramos.




Estradas de Portugal abatem árvores no litoral alentejano

A empresa Estradas de Portugal está a promover o corte de centenas de pinheiros-mansos de grande dimensão na Estrada Nacional 261 entre Melides e Santiago do Cacém, no litoral alentejano, sem que as árvores apresentassem problemas fitossanitários. O risco de queda de árvores para a Estrada Nacional 261 era reduzido, o que se confirma por aquilo que aconteceu no último inverno dado que, mesmo com as condições meteorológicas adversas que se registaram, as árvores resistiram.
in  QUERCUS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz