9.6.14

16 toneladas - pégada ecológica



16 toneladas
Um Relatório publicado esta semana pela Agência Europeia do Ambiente (EEA) – Signals2014- dá nota de alguns factos interessantes, nesta semana comemorativa do Dia Mundial do Ambiente:
·        O europeu médio consome 16 toneladas de recursos por ano, desde o petróleo à comida, passando por materiais de construção.
·        A produção de resíduos é de 4,5 toneladas por ano. Estima-se que todos os anos 10 milhões de toneladas de plásticos entrem nos mares com consequências imprevisíveis (i.e. comer peixe contaminado com microplásticos….).
·        Um terço da comida produzida nunca é utilizada, acabando no lixo, seja nos pontos de venda, campos agrícolas ou em casa dos consumidores. Estima-se que 180 kg de comida, por pessoa e ano, em boas condições é desperdiçada.
·        O consumo de carne duplicou nos últimos 50 anos, constituindo uma pressão enorme sobre os recursos. Um quilo de carne exige 16000 litros de água.
Isto é, o sistema fechado Terra não se renova de acordo com as “exigências” do nosso estilo de vida materialista. Do ponto de vista dos ecossistemas, Portugal em meados de Abril já esgotou o stock natural. Estes conceitos estão ausentes da contabilidade nacional, o PIB nada nos diz sobre a “dívida natural”, o Tribunal Constitucional ignora o assunto!
A questão a discutir é como tornar a economia circular, criar postos de trabalho e manter os sistemas de proteção social de forma sustentável? 

Crónica publicada a 07.06 no jornal As Beiras

Sem comentários:

Enviar um comentário