Poluição luminosa na Figueira da Foz em Portugal e ...no resto do mundo
Após um período de racionalização de custos e melhoria da iluminação pública (LED, desligar o que não fazia falta) voltámos ao "antigamente".
A Câmara Municipal da Figueira da Foz quando substituiu as lâmpadas das luminárias da "minha rua" colocou mais potência, usando uma tecnologia ultrapassada - vapor de sódio.
Ou seja, continuamos a não ter gestão de energia nem "redução das emissões de CO2", e muito menos a vereação presta atenção aos fatores ambientais.
A poluição luminosa é uma realidade. Os cientistas alertam, e nós sofremos na pela esse exagero de luz noturna, para os efeitos negativos da má iluminação.
Abaixo um "recorte de jornal".
Poluição luminosa na Figueira da Foz |
"O ecologista Franz Hölker, do Instituto para a Ecologia da Água Doce e da Pesca Fluvial, em Leibniz, salientou que a poluição luminosa tem consequências ecológicas, com os ciclos de luz natural a serem interrompidos pela luz artificial introduzida no ambiente nocturno. Explicou, por exemplo, que o aumento do brilho do céu pode afectar o sono humano.
“Além de ameaçar 30% dos vertebrados nocturnos e mais de 60% dos invertebrados nocturnos, a luz artificial também afecta plantas e microrganismos”, disse Franz Hölker. “A poluição luminosa ameaça a biodiversidade através da alteração de hábitos nocturnos, como os padrões de reprodução ou migração de muitas espécies diferentes: insectos, anfíbios, peixes, aves, morcegos e outros animais.”
publicado em https://www.publico.pt/2017/11/23/ciencia/noticia/a-luz-artificial-esta-a-roubarnos-a-noite-1793670
Comentários
Enviar um comentário