Poluição luminosa na Figueira da Foz em Portugal e ...no resto do mundo


Após um período de racionalização de custos e melhoria da iluminação pública (LED, desligar o que não fazia falta) voltámos ao "antigamente".
A Câmara Municipal da Figueira da Foz quando substituiu as lâmpadas das luminárias da "minha rua" colocou mais potência, usando uma tecnologia ultrapassada - vapor de sódio.
Ou seja, continuamos a não ter gestão de energia nem "redução das emissões de CO2", e muito menos a vereação presta atenção aos fatores ambientais.
A poluição luminosa é uma realidade. Os cientistas alertam, e nós sofremos na pela esse exagero de luz noturna, para os efeitos negativos da má iluminação.

Abaixo um "recorte de jornal". 

Poluição luminosa na Figueira da Foz



"O ecologista Franz Hölker, do Instituto para a Ecologia da Água Doce e da Pesca Fluvial, em Leibniz, salientou que a poluição luminosa tem consequências ecológicas, com os ciclos de luz natural a serem interrompidos pela luz artificial introduzida no ambiente nocturno. Explicou, por exemplo, que o aumento do brilho do céu pode afectar o sono humano.
“Além de ameaçar 30% dos vertebrados nocturnos e mais de 60% dos invertebrados nocturnos, a luz artificial também afecta plantas e microrganismos”, disse Franz Hölker. “A poluição luminosa ameaça a biodiversidade através da alteração de hábitos nocturnos, como os padrões de reprodução ou migração de muitas espécies diferentes: insectos, anfíbios, peixes, aves, morcegos e outros animais.”
publicado em https://www.publico.pt/2017/11/23/ciencia/noticia/a-luz-artificial-esta-a-roubarnos-a-noite-1793670

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O areal da praia urbana da Figueira da Foz

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola