Ervas daninhas

Não existem ervas más e boas, e muito menos ervas daninhas. Este é um conceito antiquado, feito à medida da produtividade agrícola. As ervas daninhas "atrapalham" mais a estética citadina, vistas que são como um sinal de desleixo camarário.
Existem ervas que crescem entre os interstícios dos passeios, naqueles milímetros de terra ainda disponíveis. A força da Natureza é espantosa, um bocadinho de poeira, vento e sol fazem estes milagres.
Admiro pessoalmente estes sinais de vitalidade. Desprezo o conceito estéril de limpeza urbana, a sujidade é poluição, são maços de cigarros, embalagens de gelado, pontas de cigarro...e todo o lixo não biodegradável que acaba por lentamente envenenar o meio ambiente.
Não menos mal é o uso inconsciente de produtos de limpeza e ou de lavagem. Tal como a Câmara Municipal de Abrantes nos informa:
"Não utilize quantidades de detergentes superiores ao necessário. Não lave o chão ou passeios com grandes quantidades de lixívia pois formar-se-ão compostos clorados nocivos que se poderão infiltrar no solo. Existem no mercado produtos biodegradáveis para a maioria das utilizações domésticas."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz