Água potável para rega


Apesar dos meses de Abril, Maio e Junho terem sido generosos no que respeita à chuva, a Câmara Municipal da Figueira da Foz continua a regar diariamente os relvados da cidade. Isto desde o início de Abril. Não é directamente a Câmara que o faz, mas manda fazer através da empresa privada contratada para o efeito. A empresa não paga a água, desperdiçando imenso. Exemplo isso são as regas durante o pico do calor, entre as 11h e as 16h, um erro e uma mostra de incompetência. Aqui podem ler-se alguns conselhos sobre as boas práticas da rega de relvados (infelizmente só em inglês).

Refira-se ainda que os problemas associados à sua manutenção são vários: o elevado consumo de água - na Figueira a água é potável, captada, bombeada, filtrada, tratada, controlada e que assim custa 200 vezes mais que a água usada na agricultura ; a mão-de-obra intensiva; os ruidosos e poluentes cortes de relva, a biometanização dos resíduos da relva (efeito estufa)....etc. Os relvados são caros.
São gastos recursos que um país rico e opulento (como o Dubai ou o Quatar) não se importará de suportar para manter a aparência. Agora uma Câmara endividada...deveria ter mais ponderação, e quiçá modéstia.

A página da Internet Câmara é omissa quanto aos custos dos relvados e jardins. Seria interessante saber quantos milhões de litros se consomem por ano só para regar alguns metros quadrados de relva. E que exemplo dá a Câmara em matéria de poupança de água, quando assistimos diariamente ao escorrer da água pelas ruas e passeios até à sarjeta?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz