Os sacos de plástico matam no (o) Mar



O programa "Coastwatch" - vigilância da costa:

Este programa é organizado em Portugal pelo GEOTA, com a colaboração de inúmeras organizações , desde os escuteiros até às Câmaras Municipais. Na Câmara Municipal da Figueira é a Eng.ª Paula Cristina Pereira que organize a parte logística e depois recolhe a informação.
O trabalho voluntário consiste em percorrer a costa (praias e uma parte da beira-rio) a pé de forma a inventariar todo o tipo de poluição com que nos deparamos. Por cada 100 metros, em Dezembro, encontram-se dezenas de garrafas de plástico, latas, artes de pesca (redes), bóias, garrafas de vidro, luvas de látex, preservativos...e em 2006 até uma enorme bóia de sinalização da US Coast Guard veio parar a Quiaios. (ver fotografia)
Infelizmente as notícias não são boas. De ano para ano, as coisas não melhoram, pelo contrário, há mais lixo. As investigações feitas neste âmbito revelam que os milhões de plásticos que acabam no Mar matam .
Matam tartarugas (morrem asfixiadas), golfinhos, baleias, focas...
Matam porque nós somos negligentes, e deixamos que o nosso lixo acabe no pior local possível: no Mar.

Nos últimos anos vários cientistas descobriram que os plásticos por fotodegradação transformam-se em partículas muito finas que são engolidas pelos animais marinhos. "Naturalmente" que os animais sofrem com a ingestão de partículas finas de plástico. Um problema grave para o qual as soluções tecnológicas passam ...pela supressão de parte do lixo que produzimos. Para quê tanto plástico ? Será que vale a pena só pelo nosso comodismo ?

Fica parte do texto que podem encontrar no link acima.

"numerous independent scientific studies have shown high concentrations of plastic material, including bags, blocking the guts of 177 marine species, including whales, dolphins, seals, puffins, fulmars and turtles. Some marine species, such as the endangered leatherback turtle, summer visitor to Scottish waters, mistake plastic bags for their normal prey of jelly fish, with deadly results. Many marine species are now affected by the minute toxic particles that plastic items, including bags, are reduced to by photodegradation, leading to a weakening of their immune system."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz