Terra Queimada, Herbicidas

A primeira vez que ouvi falar de política de Terra Queimada foi na série da BBC "O Mundo em Guerra". Os russos quando retiravam, em 1941-43, e em sua defesa, destruíam tudo o que pudesse ser útil aos Nazis. Entre os horrores estava o envenenamento dos poços e da água potável. Os alemães fizeram ainda pior quando retiraram da Rússia, queimaram tudo o que podiam. Olho por olho, dente por dente e ...ficaram todos cegos. Vem esta introdução a propósito da "Terra Queimada" que observo quando passeio pelos baldios das Alhadas (e alguma propriedade privada) ainda por murar, deparo-me com Terra Queimada (ver foto acima). Alguém queima deliberadamente a Terra, envenena o solo com poluentes orgânicos persistentes (os POPs), contamina as águas subterrâneas e causa danos a toda a cadeia alimentar. Estes venenos são os piores, introduzem-se insidiosamente, pouco a pouco, no ambiente, e do ambiente passam ao nosso prato. Mais tarde ou mais cedo.
A pergunta recorrente que se coloca: haverá necessidade de recorrer à química pesada (agrotóxicos) para tratar as pequenas maleitas da vinha ? do pomar ? Como fica a relação custo-benefício da utilização abusiva destes agrotóxicos ? O que faz o Governo para controlar esta situação ?
Faz pouco, ou nada.
E perante a nossa passividade acumulam-se os venenos, à solta, descontrolados e com efeitos pouco estudados nas taxas cancros, alergias e outras doenças .

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz