de Rerum Natura - Ambientalistas

Blog de Rerum Natura
http://dererummundi.blogspot.com/

A Palmira da Silva está mal informada sobre aquilo que os ambientalistas pensam do binómio agricultura- biocombustíveis, e levanta uma série de preconceitos, já habituais naqueles que se demarcam dos movimentos ambientalistas por os considerarem "atrasados" e um travão ao "progresso".
Ao contrário do diz Palmira da Silva os movimentos ambientalistas têm lutado contra a devastação de áreas enormes de floresta (Indonésia, Malásia) em nome dos biocombustíveis. Não somos cegos nem surdos. Não acreditamos que a egoísta e obesa mobilidade individual ocidental valha a destruição da biodiversidade do planeta. Também não são os bois que irão resolver o problema, nem sequer a agricultura biológica pode viver sem tractores. Ninguém propõem o regresso à Idade da Pedra. Nem o Greenpeace. O que se quer é menos desperdício e mais racionalidade. Menos carne, mais leguminosas, mais moderação alimentar. Mais ciência menos preconceitos e muito menos obscurantismo.
A agricultura biológica pode alimentar a actual população. Vários estudos o demonstram vide

http://www.ns.umich.edu/htdocs/releases/story.php?id=5936

A propósito, gostaríamos de saber onde é que o Greenpeace erra ? Quais são os pecados originais de uma organização que há-de ter (e tem) algumas ovelhas negras entre milhares de funcionários. Em que medida faz o Greenpeace um mau trabalho em prol da defesa do ambiente ?
Pela minha parte, só me posso sentir inspirado por milhares de voluntários anónimos (diga-me o nome, assim de repente, de um conhecido activista do Greenpeace?) que dão diariamente o corpo ao manifesto.

A Química, a Religião, a Política, a Ciência em geral não são o Mal, nem nunca o poderiam ser. São apenas instrumentos. Mas, em nome da Ciência cometem-se muitos crimes contra a Humanidade, contra o Planeta, e o problema é que muitos cientistas não são capazes de um auto-crítica e de colocar um travão seja à experimentação (seja a bomba atómica ou a armas biológicas)ou um modelo voraz (mais consumo = mais oportunidades de progresso científico) que nos está a deixar depauperados. Para muitos cientistas, a ciência tornou-se a religião que tudo pode resolver. Mesmo as depressões mais profundas se resolvem com químicos...será isso que queremos ? Somos mais felizes hoje do que éramos há 25 anos ? Porquê ? Porque passamos férias em Punta Cana e temos um plasma de 70 por 80 em casa ? Ou porque nos podemos empanturrar de comida com uma facilidade inimaginável há alguns anos ?
Vamos muito depressa, é certo, mas para onde ?

Apregoar a austeridade é extremamente ingrato e não granjeia popularidade nenhuma, nem dá votos. Mais vale vender ilusões como fazem alguns políticos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz