RTP o pesadelo de Darwin




A RTP1 teima em emitir os (poucos) bons filmes a péssimas horas. Hoje, dia 13, o "Pesadelo de Darwin", um filme-documentário sobre a introdução da perca do Nilo no lago Vitória e todas as consequências económicas, ecológicas e sociais que daí resultaram. Mostra-se também a ineficiência da política europeia relativamente à ajuda aos países pobres, "compra-se peixe barato, e vendem-se armas caras", aos longínquos tanzanianos e ugandeses. Por tudo o que mostra, e pela belíssima forma como foi filmado, o filme foi premiado em vários festivais. De forma pouco criteriosa a RTP1 exibirá o filme à 1h40. Para quem ? Qual o público alvo de um filme que tem uma forte componente pedagógica e cultural sem contudo se tornar aborrecido ou estático. Num âmbito mais abrangente, deveremos questionar o conceito de Serviço Público da RTP e dos seus responsáveis.
A RTP comete um erro ao sonegar à maioria dos portugueses que acorda cedo, e trabalha, o direito de ver filmes informativos e pertinentes atendendo aos ecológicos, de exploração do Terceiro Mundo que nos afligem.
Será que estamos perante uma nova censura, mais subtil, em que nos é retirado o direito a ver e ouvir algo de sério e útil ? Será que não desejamos confrontar-nos com nós mesmos e com o resultado da faustosa vida que levámos no Ocidente rico e anafado?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz