Comida para o Lixo



Uma das imagens que sempre me chocou, e continua a chocar, é o desperdício de comida sem razão aparente.

A foto acima foi tirada hoje num Centro Comercial da nossa cidade. Incomodou-me estar ali a presenciar as crianças mimadas que só querem bifes com batatas fritas; os pais que atendem a todos os desejos das crianças, quais reféns de um modo de vida mais descontrolado, mais afastado do que seria normal e natural. Os "nossos pequenos ditadores" rapidamente deitam fora o que os maça. As empregadas de mesa deitam para o lixo (que vai para o Aterro de Lavos) milhares de pratos cheios de comida, bifes com batatas fritas por exemplo, centenas de quilos de comida....desperdiçados.

A comida é barata.
As porções são enormes, uma dose dá para duas pessoas adultas.
A comida é apenas um bem material, igual a qualquer outro descartável.
As pessoas não imaginam o trabalho, os sacrifícios que outros têm que passar para lhes encher o prato.
Os pais não incutem um sentimento de respeito pela comida aos filhos, não os obrigam a "limpar o prato", tal como os meus pais fizeram comigo.

O sagrado e o profano misturam-se.

........

mais informação em
Understanding Food Waste

A new Government backed campaign that reveals we are throwing away a staggering third of the food we buy in the UK – most of which could have been eaten – was launched today. The astonishing statistic follows pioneering research undertaken earlier this year by WRAP (Waste & Resources Action Programme) which shows that for every three bags of shopping we bring home, we effectively put one straight in the bin.

“It is sad that so much food is being wasted needlessly” explains Dr Liz Goodwin, WRAP Chief Executive. “At a cost of £8 billion a year, it’s a serious issue that not only impacts the environment but our pockets too”.

Comentários

  1. e se fosse só com a comida!! em vez de levarem os pequenos ao parque ou a praia brincar com baldes na areia, levam nos ao shopping ver latas de conserva.... os nossos pequenos não são sensibilizados para coisas da natureza, mas para o consumo, de quem é a culpa? dos progenitores.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz