O que faço pelo ambiente ?

O Público organizou um blogue sobre o que cada um de nós faz pelo ambiente. Participei com o meu testemunho.

João Miguel Vaz, Figueira da Foz

Tento consumir menos. Pelo ambiente não compro garrafas de água de plástico. Não uso sacos de plástico. Recuso-os. Todos os dias, na farmácia, no supermercado, na padaria, na livraria, no quiosque...recuso-me a aceitar mais um resíduo não biodegradável. Por mim, pelos que gosto, reciclo todos os resíduos que produzo. Faço vermicompostagem dos restos de comida. As minhocas alimentam-se, e produzem um magnífico composto. Dá-me um prazer enorme ver as minhocas multiplicarem-se !

O ambiente e a minha saúde agradecem o facto de comer pouca carne. Menos energia, menos floresta queimada, menos lixo, menos poluição...menos carne. Faço os iogurtes em casa, com leite biológico. Menos embalagens, menos camiões pelas estradas nacionais, menos resíduos, menos desperdício. Petições. Activamente assino textos, na Internet, contra a destruição do Planeta. A nível local manifesto à autarquia o meu descontentamento pela inexistência de uma estratégia de ambiente. Proponho medidas alternativas. Sou membro de várias associações nacionais e estrangeiras.

Nota:
Pelo ambiente deixei de comprar o Público todos os dias. Tem demasiada tinta, excesso de páginas (não há tempo para tanta leitura) e …apela demasiado (publicidade) ao consumo de produtos muito nocivos para o nosso bem-estar (carros grandes e pesados…..)….

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz