Sacos de plástico gratuitos - sim ou não

A realidade dos sacos de plástico gratuitos.

Em primeiro lugar coloca-se a questão de quem paga os sacos de plástico. Eu ? Eu não consumo sacos de plástico, levo os meus, de pano ou de plástico reutilizável. Então sou eu que ao comprar umas maçãs no Continente pago implicitamente os sacos de plástico de quem vem a seguir.

Depois como sabe há sacos de plástico pretos próprios para o lixo, estes servem de escoamento ao plástico recolhido selectivamente, são a reciclagem possível. Pelo contrário os sacos de plástico que o Comércio usa são de matéria-prima virgem, representam importação directa de petróleo. Logo um desperdício económico de bens deitados para o aterro, sem utilidade nem proveito para ninguém.

Os pequenos sacos de plástico de supermercado servem imensamente bem o comodismo urbano, diga-se: recolha diária de resíduos, com custos terríveis, económicos e ambientais (poluição do ar, CO2, NOx, ruído...etc.). Os sacos do lixo devem ser maiores , de 60 a 120 litros, permitindo uma recolha semanal de indiferenciados.

Mais, na Irlanda, no Bengladesh, na África do Sul, Alemanha...etc, a introdução de uma ecotaxa sobre sacos de plástico reduziu drasticamente o seu consumo e respectivo desperdício de recursos naturais.

Será que o que interessa é desperdiçar e servir o comodismo das gerações presentes ?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz