Vítima de poda camarária em 2007 - Figueira da Foz



A árvore retratada está morta. Foi podada pelos Serviços Camarários o Inverno passado. Não resistiu à iliteracia arborícola de quem manda podar, e quem manda pode ! Cortaram-lhe o sustento, arrancaram-lhe ramos e folhas. Ficou sem poder respirar, debilitada, é ainda um exemplar muito jovem para poder resistir.
Poda-se porque é tradição. Gasta-se dinheiro aos contribuintes. Encurta-se a vida às árvores. Menos oxigénio na cidade. Menos beleza.
Porquê tanta ignorância ? Temos Biblioteca Municipal, temos o Prof. Jorge Paiva, a Quercus, Livrarias remodeladas, ...temos a Internet...com milhares de páginas sobre árvores, temos mesmo empresas especializadas em podas, a Sociedade Portuguesa de Arboricultura...e mesmo assim por essas vilas e cidades as podas praticadas por agentes camarários destroem o património arborícola (lentamente) e arruínam parte da beleza das árvores no Inverno, árvores nuas, gradualmente a perder folhas...chega-se e Zás corta-se tudo !
Tempos estranhos estes ! Gente estranha esta, que não se incomoda com a beleza e manda cortar a torto e a direito as pobres das árvores.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz