Ajuda aos Países em Desenvolvimento



Ajudar verdadeiramente os países em vias de desenvolvimento implica dar-lhes tecnologia que eles possam utilizar. A Lotaria Nacional e uma ONG holandesa a "Stichting Vluchteling" ofereceu fornos solares a camponeses do Nepal. Uma boa ideia ! Não há intermediários no processo, substituem-se combustíveis escassos (lenha) e poluentes (querosene) por uma fonte inesgotável de energia (solar), a manutenção dos equipamentos é quase nula e a fiabilidade dos mesmos elevada.

Isto assim, é ajuda !

Mais informação em "Dutch lottery helps refugees in Nepal combat global warming" UNCHR

Comentários

  1. A manutenção dos equipamentos é quase nula?
    E quando estiverem cheios de gordura, ferrugentos e pretos de fuligem ainda vão funcionar?
    Não enganem as pobres criaturas a quem vão oferecer aquilo.
    Expliquem-lhes que aquilo tem de ter muita manutenção, deve ser muito bem lavado e esfregado para poder funcionar.Além disso é preciso um burro ou um camelo para transportar o objecto.Claro que convém lembrar que não podem ter horário de padeiro porque não funciona de madrugada. Só serve para almoços. Ao jantar contentem-se com um cházinho e bolachas.
    Sem manutenção, ora,ora...

    ResponderEliminar
  2. Caro António,

    O paternalismo para com as pessoas com menos recursos é sintoma de incompreensão e de uma certa soberba.
    Ao contrário do que o António afirma, os fornos solares são eficazes e realmente dispensam manutenção. Não haverá fuligem por que o forno é solar..não é a carvão nem a lenha. Existe um equívoco na sua análise quanto às capacidades do equipamento.

    Como deve saber se todos os cidadãos do mundo consumissem recursos à velocidade com que nós Ocidentais, ricos e afluentes, o fazemos, o Planeta não aguentaria a devastação, tanto por efeito de alterações climáticas como por perda de biodiversidade (veja o que está a acontecer aos Oceanos...).

    Obrigado pela sua atenção.
    Cumprimentos,
    João Miguel Vaz

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz