O consumo de uma traineira

Ouço há momentos na RDP1 que uma traineira consome 120 litros por hora de faina. São 960 litros de gasóleo em 8 horas ou seja 806 euros por dia. Será ?
Anos e anos de desleixo e desprezo pelas fontes de energia alternativas, zero iniciativa em termos de eficiência energética; nulidade absoluta na prevenção e precaução.
Mas não só de gasóleo vivem as pescas, o peixe rareia cada vez mais. Os cientistas avisam, os ecologistas manifestam-se, há décadas. Cinquenta e dois por cento dos stocks de peixe estão a ser explorados nos seus limites de produção biológica.
Os armadores e governos contemporizam, menos barcos, menos pescadores mas mais navio-fábrica.
Os consumidores querem mais por menos. "-O preço do peixe é muito baixo há saída dos barcos e não mudou nos últimos dez anos" - diz um pescador na RDP1. Quem ganha são os intermediários. A sardinha congelada vende-se a 1,75 euros nos supermercados do burgo, um quilo de sardinha pelo preço de um café e um bolo...! Espantoso.
Estamos pouco habituados a racionalizar

Comentários

  1. Caro João
    Por vezes há males que vêm por bem, talvez tenhamos que alterar os nossos hábitos, trocar o café com um bolo, pela fatia de broa com sopa de arroz, talvez seria melhor, deixemos o café e cana de açúcar... poupemos os diabetes e o nervosismo, As conservas são boas em tempo de crise, desde que não dure muito.
    Verdura, verdura, é que está na base alimentar, quer se acredite ou não. Os “bichos” estão a dar cabo de nós…
    Abraço
    Carlos Rebola

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz