Estradas em péssimo estado também são responsáveis pelos acidentes



São vários os factores enumerados enquanto causas prováveis dos acidentes rodoviários, desde a falta de civismo dos condutores na via pública, a má sinalização (ou a total ausência dela), até ao mau estado do piso;
Nas estradas municipais os acidentes sucedem-se, cerca de 55% de todos sinistros registados a nível nacional.
No concelho, a EN111 está em muito mau estado, após ter sido requalificada em meados dos anos 90 (1997 ?). O troço entre Carritos e Maiorca nunca teve direito a uns pingos de tinta...o piso, por força do tempo e das obras de saneamento está ondulado; a sinalização horizontal quase inexistente; os limites da estrada invisíveis; poucos e maus passeios, e os peões/ciclistas não têm protecção; tudo isto contribui para que a insegurança aumente. Em caso de acidente numa destas vias, há um factor que não poderá ser descartado como causa do acidente: o mau estado da via. Nesse sentido a Câmara Municipal e a inoperância demonstrada na conservação das estradas, serão sempre uma parte do problema, quando deveriam integrar a solução.
As prioridades orçamentais da CMFF em 2009, mais uma vez, não são as estradas municipais nem as pessoas, mas sim os interesses eleitoralistas de quem detém o poder desde 1997.
Mais, a PSP/GNR não se fazem sentir. Os abusos constantes, ultrapassagens em curvas, velocidades excessivas, gente embriagada,...tudo passa ao lado das forças policiais que raramente fiscalizam os condutores desrespeitadores das mais elementares regras de trânsito(só por uma única vez avistei um agente da autoridade nas estradas municipais, isto nas centenas de viagens que fiz a entre a Figueira e Alhadas nos últimos 4 anos...).
Há portanto uma demissão generalizada do Estado no âmbito da prevenção rodoviária. O drama dos mortos e feridos não irá ser estancado enquanto não mudarmos de atitude.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz