Nova Zona Industrial na Figueira da Foz

Vai entrar em Discussão Pública o projecto para a nova Zona Industrial da Figueira da Foz. Está prevista uma área de 125 ha. a desafectar ao PDM, na zona do Pinhal da Gândara, perto da entrada do nó de Quiaios da A17.
A fundamentação técnica e os factores de decisão são estudados desde 2006, e recentemente em Outubro de 2008, foi apresentado o Relatório Ambiental e Parecer Estratégico. Estes documentos pouco mais são do que uma compilação da legislação; factores geográficos; afloramento de possíveis impactes ambientais...faltando no entanto, o essencial: a quem servirá a Zona Industrial ? Que empresas se irão (re) localizar ali ? Ninguém sabe, nem o Sr. Presidente Duarte Silva que durante a Reunião admitiu não haver pedidos concretos de indústria ou investidores para aquela área. Justificou a Zona Industrial com os pedidos das Juntas de Freguesia do Norte do concelho, sem contudo explicar que dados têm as Juntas de Freguesia que lhes permitam uma avaliação estratégica desta natureza.
Mais, estudos técnicos da CMFF apontam para uma ocupação máxima de 50 ha. A questão permanece , para quê então desafectar 75 ha. de solo florestal do PDM e transformá-lo em solo de categoria industrial ?
Muitas questões, poucas respostas convincentes.

P.S. : A única preocupação do Vereador do Ambiente, José Elísio, mostrada neste processo foi a alteração do nome da antiga ZI...da perda de solo florestal ou de outros factores (carga viária, afectação de lençóis freáticos, perda de biodiversidade, perda de solos agrícolas, emissões, ruído....) não disse nada, ambiente zero !

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz