Ainda a barragem do Rio Sabor


Ambientalistas travam obras da barragem do Sabor
09.01.2009
Ricardo Garcia, jornal Público
A EDP suspendeu as obras da barragem do Baixo Sabor, no Nordeste transmontano, devido a uma acção judicial interposta por um conjunto de organizações não-governamentais (ONG) de ambiente.


As pessoas parecem cada vez menos sensíveis a outros valores que não sejam os materiais. Quanto custa? No caso da barragem do Sabor esquecem a riqueza paisagística, a biodiversidade, o potencial turístico e o dever moral de deixar aos nossos filhos e netos paisagens intocadas e selvagens. Parece mesmo que a electricidade que a barragem vai produzir servirá para sustentar o nosso comodismo: o ar condicionado na casa por isolar; o stand by permanente...ou nossa falta de visão: há muito que deveríamos democratizar e descentralizar a produção de energia. Cada um poderia ser micro produtor eólico ou fotovoltaico (como acontece na Alemanha, Áustria, Holanda ...) mas a DGE (o Estado) bloqueia permanentemente a emissão de licenças de produção.
A barragem do Sabor serve somente os interesses do curto prazo: da construção civil e de uma sociedade obesa incapaz de se reformar e de ser mais solidária.
Mais informação aqui.

Comentários

  1. Algém sabe onde se pode ver o documentários acerca do assunto? Principalmente "Sabor da despedida"?

    Deixem-me dizer que não é só o facto de que as pessoas parecem cada vez menos sensíveis, mas também o encobrimento que estes projectos têm... Quase sempre que estes projectos só se tornam conhecidos quando as obras começam. Na maioria dos casos, a suspensão das obras deve-se a uma actuação tardia dos movimentos contra o projecto.
    Finalizo com esta pergunta: E porque não passam destas coisas no telejornal? De inundações na Madeira está o pessoal cheio...

    ResponderEliminar
  2. Não vi o documentário, mas estou mais que triste e indignada.
    Onde é que está a poesia? A vida? Nós temos que impedi-los de continuar.
    Não pode continuar a existir a indiferença e o poder do dinheiro sobre todas as coisas.
    Alternativas, precisam-se de alternativas. Vamos, vamos lutar sem fim. Desistir é morrer. Desistir jamais! Assinar petições, petições, petições, petições.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz