Descontinuidades urbanísticas e a gestão de Duarte Silva


Foto: Rua do centro da freguesia de São Pedro, Dez. 2008

Muitos são os exemplos de mau urbanismo no concelho da Figueira da Foz. A Câmara Municipal parece demitir-se de uma importante função: fiscalizar as obras que aprova. Os espaços comuns são muitas vezes deixados à vontade dos promotores (ver foto acima, onde os passeios servem construções recentes). Surge o famoso caos urbanístico de que todos somos vítimas: passeios descontínuos, postes no meio do passeio, frentes desalinhadas,...etc.
Entre nós, parte substancial do problema deve-se à natureza e estilo do Presidente Duarte Silva, enferma de um "nacional porreirismo". Falta-lhe cultura de exigência, não aparenta vontade para quebrar com maus hábitos instalados na máquina municipal, fecha os olhos a isto e aquilo, e aceita com naturalidade que ...a "realidade é o que é", afirma frequentemente. Pois é, mas para mudar a triste realidade dos passeios descontínuos e afins é que há técnicos e gestores políticos.
Há tempos um ex-técnico do Urbanismo da Câmara Municipal da Figueira da Foz disse-me que tudo o que fazia deixava escrito, todos os pareceres eram copiados e guardados em casa. Isto porque o técnico não gostaria mais tarde de ser acusado de falhas de rigor quando a responsabilidade das mesmas seria política ou residisse na falta de fiscalização das obras.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz