Aproveitamento de Águas Pluviais - Escolas sustentáveis



Na última reunião da CMFF, a 02.02, no projecto de beneficiação/ampliação da Escola do Sobral, na freguesia da Borda do Campo, sugeri-mos (os Vereadores da oposição) que o projecto integrasse soluções de eficiência energetico-ambiental.
Um dos exemplos apontados permitiria poupar água potável através do aproveitamento de água da chuva (pluviais) - ver esquema acima , retirado do site da empresa portuguesa ECODEPUR . Trata-se de um sistema cujo investimento se situa entre os 3.000 e 5.000 euros, num Orçamento total de quase 300.000 euros, e onde só em papeleiras (7) se indicam preços de 700 euros....
Além da mais valia ambiental e económica , a adopção desta tecnologia promove a industria nacional e permite que a Câmara Municipal dê o exemplo, lidere processos de modernização.
A maioria PSD do Executivo mostrou-se pouco receptiva à integração destas medidas, apesar de considerar as propostas. Esperemos que na concretização do mesmo, realmente se pense na modernidade.

Comentários

  1. O melhor exemplo situa-se no lugar do Moinho das Figueiras-Sampaio, Marinha das Ondas, que continua sem Água nem Saneamento Btraveásico, embora a solução esteja a 300mts. Temos usado com a imaginação o aproveitamento das águas pluviais e para beber e cozinhar...compramos! Quando é que o municipio da Figueira da Foz está a 100% em termos de cobertura de Água e Saneamento Básico?

    ResponderEliminar
  2. Penso que em 2005 visitei a área que a (ESTRELA) munícipe em causa descreve. Poderá entrar em contacto comigo ? jmcvaz@gmail.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz