As podas de árvores ornamentais na Figueira da Foz







Foto (2007): Árvore em mau estado fito-sanitário na Figueira da Foz


Foto: Parque das Abadias (Jan. 2009) visualizando-se uma poda que desfigura por completo a árvore. Desconhecem-se as razões técnicas que levam a este acto de mutilação.

Neste artigo publicado no Diário de Coimbra referem-se aspectos basilares da nossa crítica à forma como as podas de árvores ornamentais têm sido conduzidas na Figueira da Foz.
No jornal Público a notícia com fonte na LUSA.

Comentários

  1. A primeira foto foi tirada junto a minha casa, no início da Rua dos Cravos com a Rua Direita do Monte. É simplesmente uma vergonha o que fizeram a essa amoreira. Eu não percebo nada de ároveres nem de podas, é certo, mas nunca tal tinha visto tamanha atrocidade a essa árvore. E olhe, joão, que moro naquela rua vai para 23 anos!

    ResponderEliminar
  2. MEU DEUS
    Choro de tanta tristeza em ver assassinatos como estes, que horror, quem faz isso deveria ser punido de forma tão cruel como o fez.
    Moro em POA RS, em um comndôminio fechado de casas , em frente da casa da minha vizinha tem coqueiro e dele saiu um linda figueira, certo dia ao sair de casa peguei ela mandando podar. Me revoltei e não permiti já que a planta faz parte do condôminio e não da propriedade dela.
    Virei inimiga moprtal dela , mas pelo menos a figueira esta cada dia masi bonita até fertilizante coloquei outro dia, quem quizer envio fotos, meu pequeno Grande jardim tem hoje 70 espécies diferentes de flores temperos e jasmim que é minha paixão.
    "Dizem que somos oque comemos eu digo "SOMOS OQUE VEMOS E RESPIRAMOS" minha casa esta virando albergue de plantas, se vejo um morrendo no supermercado, loja la estou eu trazendo para dentro de casa . o impressionate de tudo isso é queelas me retribuem imediatamente, com a visozidade das folhas, a beleza e me ajudam a purificar o ar.

    Daniela moraes
    c2702@hotmail.com

    ResponderEliminar
  3. Nao compreendo porque é que as árvores são tão maltratadas nesta cidade! qualuer camponêz que se preze faria melhor, mesmo não tendo formação! Pergunto se foram os jardineiros da câmara ou da tal empresa de jardinagem que contribui para a manutenção das contas da cãmara...A falta de sensibilidade é obvia de quem corta e de quem manda cortar. e isto mostra claramente a falta de cultura tão óbvia por cá.não ha espaço verde digno, a começar pelas arvores sem descurar o tédio e abandonado jardim principal onde não há lugar para flores...

    ResponderEliminar
  4. Umas foram mal podadas outras descuradas! as jovens árvores da rua da Républica, nunca foram tratadas desde a sua plataçao. Outras como as do LARGO DO CARVÂO estão tortas, o que é uma vergonha, pois nunca tiveram apoio para crescerem direitas. E ali permanecem com os seus distorcidos galhos a bater na cabeça de quem por lá passa, as da rua da Lapa, junto ao quartel idem, e as palmeiras do oásis, nunca foram limpas e nutridas ... Afinal não há dinheiro ou falta de iniciativa?Inês Contins

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz