Alertei a Câmara Municipal da Figueira da Foz, e o seu Presidente Duarte Silva, para a possibilidade de gerar riqueza através da microgeração. Foi há quase um ano atrás. Infelizmente Duarte Silva mostra uma insensibilidade chocante nestas questões do ambiente e energia. Nunca se interessou pelo assunto, sempre tentou ridicularizar a questão, entediando-se nas reuniões em que estes temas são abordados. Chega mesmo a abandonar a sala quando se discutem propostas capazes de poupar dezenas de milhares de euros por ano ao orçamento municipal, como por exemplo a introdução de tecnologia solar e LED nas luminárias das vias de comunicação.
Mas, eis senão que uma Junta de Freguesia do concelho de Viana do Castelo, produz electricidade e vende à rede com inegáveis vantagens económicas. O Presidente de Junta local não foi Ministro, mas tem mais visão nesta matéria que o nosso Presidente de Câmara alguma vez teve nos últimos sete anos.

Solar: Junta de Freguesia em Viana do Castelo vende energia à EDP por 2000 euros por mês, 03.03.2009
Lusa
A Junta de Freguesia de Deão, Viana do Castelo, prepara-se para começar a vender energia eléctrica à EDP, graças à instalação de três conjuntos de painéis solares em espaços públicos da freguesia, anunciou hoje o autarca local.
Idalino Pereira, eleito pelo PSD, disse que a Junta conta facturar, por mês, cerca de 2000 euros pela venda de energia à EDP.
"Se a este montante juntarmos o que iremos poupar em gás e energia eléctrica, podemos dizer que, mensalmente, com esta aposta, a Junta tem um benefício de 3000 euros", acrescentou.
A Junta de Deão instalou três conjuntos de painéis térmicos e fotovoltaicos em outros tantos espaços públicos da freguesia, designadamente o cemitério, a cantina escolar e o pavilhão desportivo.
"É uma espécie de dois em um: ficamos com água quente para estes espaços e equipamentos e produzimos energia para vender. Pode dizer-se que são só vantagens", disse ainda Idalino Pereira.
O painel mais potente e caro foi instalado no pavilhão desportivo, que é precisamente onde se gastava mais gás para aquecer a água para banhos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz