Quartel encravado vs. Quartel moderno


Foto do site: BVOH

Estamos todos de acordo: o Quartel dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz está mal localizado; as acessibilidades são fracas; as instalações têm muito anos de uso e não há espaço condigno para arrumar os veículos. Os bombeiros merecem e precisam de mais e melhor !
O Plano de Urbanização prevê a instalação dos Bombeiros na Estrada de Mira, um pouco antes da Escola Cristina Torres. Mas, o Executivo Municipal não vê que o investimento seja uma prioridade. Antes dos Bombeiros há "outras obras" a fazer, algumas por razões difíceis de compreender: a construção de um único Núcleo Cultural(490.000 euros) foi recentemente deliberada pelo Executivo liderado por Duarte Silva. Mais, em Tábua há preocupações com a sustentabilidade da construção, evitar desperdícios, e consumos excessivos de energia e água. Não conheço um único projecto promovido pela Câmara Municipal que integre este género de preocupações. É pena. A Figueira está muito atrasada em matéria de urbanidade das decisões tomadas.

Leia-se o que se passa no concelho de Tábua:

Num investimento de um milhão e 200 mil euros, o quartel dos bombeiros de Vila Nova de Oliveirinha está pronto a ser inaugurado. A cerimónia acontece dia 10 de Abril.
Motivo de curiosidade pelos traços arquitectónicos que o definem, o quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha, no concelho de Tábua, está prestes a ser inaugurado.
Ultrapassado um período de cerca de cinco anos, marcado por estudos e construção do edifício, o quartel é resultado de um projecto do arquitecto Luis Albuquerque que apostou num trabalho – com – inovador e recheado de soluções que põem em prática as preocupações ambientais, como sejam, o aproveitamento da energia solar térmica, das águas pluviais e o tratamento total de efluentes com a posterior reciclagem e reutilização.
Na sua concepção foram tidas em conta, a operacionalidade e a funcionalidade e, as soluções encontradas visaram sobretudo, dotar os bombeiros de boas condições de trabalho.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz