Definição de Falência Técnica - Figueira Grande Turismo

Um leitor atento enviou-nos a seguinte mensagem a propósito da tentativa de branqueamento da situação financeira da FGT por parte dos seus responsáveis.


OVARFORMA em Falência Técnica


Ainda na reunião da CM Ovar realizada ontem, os Vereadores do PSD manifestaram a sua discordância à proposta apresentada pelo executivo socialista de transferência de mais dinheiro para a empresa municipal OVARFORMA, para dar cumprimentos ao art.º 35º do Código das Sociedades Comerciais.
Por outras palavras, esta empresa municipal está em falência técnica há já alguns anos e não consegue sair desta situação de insustentabilidade financeira.
Enquanto principal acccionista, a Câmara Municipal de Ovar insiste em "tapar o sol com a peneira" e continua a "atirar dinheiro para os problemas", como se isso fosse a melhor solução…
Os vereadores do PSD disseram que NãO à proposta apresentada e responsabilizam o executivo socisliata pela actual situação de degradação progressiva de um projecto que têm um vasto campo de acção, mas que infelizmente não tem revelado dinamismo, nem capacidade para se auto-sustentar financeiramente.
____________________________________________________________________________________

"Honório Novo do PCP que é deputado da Comisão de economia e finanças há anos também considera que uma empresa quando cai no 35º do código das sociedades comercias está em falência técnica."

V. http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1373753
_____________________________________________________________________________________
As Sociedades Anónimas Desportivas (SAD) do Benfica, Sporting e FC Porto têm menos de 50% de capital próprio em relação ao capital social respectivo. A situação constitui falência técnica e uma violação do artigo 35.º do Código das Sociedades, que obriga à tomada de medidas para solucionar a questão. O Benfica vai aumentar o capital social da SAD (mais informação sobre as SAD no futebol no caderno Sport).

Correio da manhã

http://insolvencia.pt/content/view/173/31/

Os três grandes clubes portugueses fecharam o 1.º semestre da época 2008/2009 no vermelho, com um total de 13 milhões de euros negativos, num cenário que não surpreende, atendendo à conjuntura de crise generalizada. O mais grave é que qualquer das Sociedades Anónimas Desportivas (SAD) de Benfica, FC Porto e Sporting estão em situação de falência técnica.

Os capitais próprios das três sociedades estão muito abaixo do que exige o artigo 35 das Sociedades Comerciais. A SAD do FC Porto, ainda assim, é a que apresenta capitais próprios mais elevados, num total de 16,4 milhões, enquanto a Benfica SAD se fica pelos 13,6 milhões e a Sporting SAD pelos 4,9 milhões.

Segundo os relatórios enviados à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), as contas de FC Porto (1,4 milhões de prejuízo), Sporting (2,3 de prejuízo) e Benfica (9,3 de prejuízo) mostram as primeiras consequências da crise económica e financeira no futebol nacional, com nenhuma das três SAD a conseguir gerar receitas que compensem os gastos.
_____________________________________________________________________________________

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz