Limites à microgeração de electricidade a partir de painéis fotovoltaicos



Torna-se incompreensível o estrangulamento à microgeração solar, preconizado pelo Governo português (e certamente pela EDP). As licenças a conceder aos micro produtores abrem num dia....e fecham nesse mesmo dia, a procura é elevada,e a oferta de licenças muito abaixo do necessário.
No site Renováveis na Hora pode ler-se que a potência anula concedida aos pequenos produtores de energia solar fotovoltaica está limitada a uns insuficientes 12 MW por ano. Enquanto que a potência de um central térmica, como a de Lares é de cerca de 820 MW, utilizando combustível fóssil (gás natural) importado da Argélia. Ou seja, limita-se fortemente a iniciativa individual dos micro produtores; reduz-se artificialmente a produção de energia eléctrica usando um recurso endógeno (o sol); impede-se desta forma um florescimento sustentado de riqueza, muito baseado nas PMEs.
Porquê ?
Será porventura o imperativo económico a curto-prazo: o kW de energia solar é muito mais bem pago 0,62 €/kW. Mas quanto nos custa verdadeiramente em divisas a importação de energia ? E os juros do endividamento ? e o impacte ambiental das grandes centrais ? quanto nos custam as doenças cardio-respiratórias, alergias...etc., provocadas pela libertação de partículas resultantes da queima do carvão ? e quanto nos custará o peso das alterações climáticas em perdas agrícolas ?

Em países como a Alemanha, no final de 2007, estavam instalados 1.500.000 de painéis solares fotovoltaicos.

Ler aqui a informação prestada pelo site Energias Renováveis na Hora

Tendo sido atingida pelas 18:55h do dia 7 de Abril de 2009 uma potência acumulada de 3,88 MW, relativa à primeira fase do novo período de registos de 12 MW de potência de ligação registada no Regime Remuneratório Bonificado de tarifa igual a 0,6175 €/kWh, comunica-se que o processo de pré-registos será reaberto em data a anunciar oportunamente.

O tempo de abertura do Portal, que foi bastante superior ao habitual, ficou a dever-se, não só à mais elevada potência de registos aceites para esta fase, como também ao afluxo muito significativo de candidatos a microprodutores que tentaram o registo simultâneo, o que originou uma taxa de registos (nº de registos por minuto) menor do que a habitual, que inclusivamente originou a indisponibilidade do sistema aproximadamente entre as 15:30h e as 16:30h.

Comentários

  1. Caro João,

    Antes de mais os meus parabens pela multiplicidade do teu empenho (profissional, cívica, bloguista, familiar).

    Quanto a este post, e sem querer fazer-te perder muito tempo, gostaria que me desses uma razão para esta falha no aproveitamento solar qundo comparado com o que acontece na Alemanha. O que é que há lá que não há cá?

    Mais Sol não será.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu considero que está instalado um grande lobby. Limitando o acesso ao registo, apenas as grandes empresas que recorrem a super infra-estruturas é que conseguem efectuar os registos, monopolizando o mercado. Se a procura é superior à oferta (registos), os preços tendem a ser inflacionados à mercê dos grandes players do mercado. Se o silêncio continuar, só os grandes é que beneficiam. Para entendermos o exposto, basta dizer que na ultima fase de registos foram licenciadas 900 instalaçoes, a um custo médio de 22 mil euros... Cerca de 20 milhoes de euros...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz