Moinhos das Figueiras, Figueira da Foz - Abastecimento de água e ligação à rede de saneamento

Extracto da Acta da Reunião de 06.07.2009 da CMFF
(ainda não aprovada)

INTERVENÇÃO DO VEREADOR ANTÓNIO TAVARES
7 - MOINHO DAS FIGUEIRAS – ABASTECIMENTO DE ÁGUA E LIGAÇÃO À REDE DE SANEAMENTO
O Vereador António Tavares iniciou a sua intervenção, referindo que os Vereadores do Partido Socialista foram confrontados, na semana passada, com uma situação respeitante à povoação de Moinho das Figueiras que ainda não possui abastecimento de água pública nem ligação ao saneamento básico, isto apesar das diversas vezes que esta questão foi levantada em reunião de Câmara nos últimos 4 anos, pelos Vereadores do Partido Socialista.
Para si, esta questão é de extrema relevância, considerando que o Município da Figueira da Foz pretende ser um concelho de referência e o facto de existirem situações como esta é uma “mancha negra” para a Cidade.
Realçou que dois moradores de Moinho das Figueiras o informaram que a Rede Ferroviária Nacional (REFER) aquando da realização de trabalhos na linha, alertaram a Câmara Municipal no sentido de a mesma aproveitar esses trabalhos para instalação de canalização da água e de saneamento, contudo nunca houve resposta por parte da Câmara e a problema continua por resolver.
Rematou, dizendo que constituiu uma péssima surpresa saber que a situação ainda se mantém, acrescentando que os habitantes se continuam a debater com este problema que os aflige.
O Presidente [Duarte Silva ] disse que existem algumas dificuldades em resolver esta situação, considerando os encargos inerentes à empreitada que seria necessário desenvolver e o número reduzido de habitantes da povoação, confessando ainda não se recordar de qualquer sugestão da Rede Ferroviária Nacional (REFER).
Mencionou que a empresa está, neste momento, a preparar um plano de obras a efectuar que se prevê que seja concluído ainda este ano, pelo que voltará a abordar o assunto nessa altura para se decidir a opção a tomar.
O Vereador José Elísio, afirmou não se recordar de qualquer contacto por parte da Rede Ferroviária Nacional (REFER)sobre esta matéria, sugerindo que o mesmo poderia eventualmente ter sido feito junto da Águas da Figueira, S.A.
Mencionou que em matéria de saneamento já se tinha optado por executar uma fossa colectiva estanque, uma vez que a solução colector/rede ficava incomportável. Já em relação ao abastecimento de água disse desconhecer se a Águas da Figueira já realizara os prolongamentos de rede.
O Vice-Presidente [ Lídio Lopes ] admirou-se por se estar falar em sede de reunião de Câmara sobre uma povoação do Concelho da Figueira da Foz que não possui rede de água, quando em 1996 recebera da Câmara Municipal, à altura Socialista, uma medalha alusiva ao facto da rede de água no Concelho da Figueira da Foz ter atingido uma cobertura de 100%
O Vereador Paz Cardoso considerou intempestiva esta intervenção do Vice-Presidente lamentando que se pretenda diminuir a relevância de um acontecimento que a todos deveria regozijar, ou seja, o facto do Concelho da Figueira da Foz ter sido o que mais rapidamente conseguiu implementar a rede de água em todo o concelho.
Reconheceu que a Figueira da Foz foi o primeiro Concelho do País a ter a rede integral de água, adiantando que em relação ao saneamento irão sempre existir pequenas povoações ou casas isoladas que não o têm.
O Vereador António Tavares pediu ao Vice-Presidente que lhe facultasse o documento que acompanhava a medalha comemorativa que referira, acrescentando que também, na altura, recebera idêntica medalha mas sem qualquer documento anexo.
Manifestou querer verificar a situação para se for caso disso apresentar protesto.
O Vereador João Vaz propôs que a Câmara se empenhasse nesta questão procurando uma abordagem inovadora, seja com a realização de algum investimento juntamente com a Águas da Figueira, S.A., seja através da utilização de um furo ou de tratamento de águas pluviais, de forma a que as pessoas não fiquem abandonadas à sua sorte. Em seu entendimento estas nunca foram contempladas com água potável por falhas no planeamento e ordenamento do território.

Comentários

  1. Olá,
    No Moinho das Figueiras existem cinco casas de habitação doméstica, 15 habitantes com idades compreendidas entre 3 a 91 anos...e ainda estamos à espera dum nascimento dum bébé, uma oficina auto-eléctrica e um restaurante, claro que esta população aumenta bastante nos fins de semana, Páscoa, Natal e férias de Verão!
    Sr. Presidente será assim um número tão reduzido de habitantes?
    Os nossos impostos não são iguais aos dos outros habitantes do concelho da Figueira da Foz?
    Possívelmente, as Águas da Figueira só com 'luz verde' da autarquia é que avançará com qualquer obra. Não será assim?
    Ficamos à espera, pois só com boa vontade é que se pode dar uma solução a este problema.
    Belmira Estrela

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz