Plásticos, micro partículas e o conteúdo do estomâgo de uma ave marinha


Sempre que vejo um saco de plástico a voar penso que vai aparecer a flutuar no mar. Dizem-nos alguns supermercados que os seus sacos plásticos são "100% degradáveis". Uma evidente manobra de diversão e, digo eu, "publicidade enganosa". Reparem que os produtores e distribuidores dos sacos não afirmam que os sacos são "biodegradáveis". Os "sacos 100% degradáveis" transformam-se em micro partículas, por acção da luz e de vários efeitos mecânicos, mas não são assimilados pelos organismos vivos. Não voltam aos ciclos naturais antes de nos causarem prejuízos. Como se poderá ler aqui, os plásticos transformam-se em partículas do tamanho de grãos de areia sendo cada vez mais difícil controlar este tipo de poluição.
Neste âmbito vamos legar um planeta com mais problemas do que aquele que herdámos dos nossos pais.

Comentários

  1. O problema dos plásticos é cada vez mais extenso e a solução é cada vez mais remota como se depreende deste post. As dunas entre Mira e Quiaios estão a ficar plastificadas. No ano passado comprei umas cavalas frescas e bonitas, acabadas de chegar ao areal da Praia da Tocha, ao preparar uma delas encontrei nas vísceras um cordão de plástico verde que o peixe deve ter confundido com uma alga ou outro alimento.
    (http://ferroada.blogspot.com/2008/09/o-potencial-pedagogico-do-lixo-das.html)
    Torna-se urgente uma intervenção eficaz.

    Abraço
    Carlos Rebola

    ResponderEliminar
  2. Incrível esta publicidade,ainda não conhecia.Isto é realmenet mau.Creio que foi em Março que fui à praia (Figueira-Buarcos)e o espectáculo do plástico à beira mar era indescritível...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz