A oposição da CDU na Figueira da Foz- declarações de Silvina Queiroz ao Figueirense

Silvina Queiroz, candidata à Câmara Municipal pela CDU, responde ao jornalista Jorge Lemos, nas páginas do Figueirense, a várias perguntas sobre política local.

"..."
Jorge Lemos: A terminar, um balanço da oposição feita ao poder...
Silvina Queiroz (SQ): Este PS não tem feito oposição.

Repare-se que Silvina Queiroz associou "oposição" logo ao PS, não fez um balanço das iniciativas da CDU. Porque efectivamente a CDU quase não existiu nestes quatros anos ! Na discussão pública do Plano de Urbanização, a mais notória e talvez mais importante discussão, a CDU não esteve presente e não participou das sessões públicas nas freguesias. Não levantou questões e nem sequer conseguiu organizar-se para uma simples reclamação formal, apesar do PU ser a consagração da especulação e desarranjo imobiliário e servir que nem uma luva "os grandes interesses do capital" !

SQ: E a que por vezes parece fazer é de birrinha, de coisas miudinhas e que acabam por não ser levadas a sério.


A oposição na Câmara conseguiu nestes quatro anos fazer várias propostas, regulamentos inteiros com dezenas de páginas, dos apoios às colectividades à gestão dos espaço verdes, e leva-las a votação em reunião de Câmara. Quantas propostas escritas fez a CDU na Assembleia Municipal ? Quantas foram votadas ?
Aliás, todos sabemos que foi a CDU que de "birrinha" votou contra a implementação da figura o Provedor Municipal, porquê ?

SQ: Tiram poder, tiram pelouro, devolve pelouro.

A oposição não tirou pelouros a ninguém, e muito menos os devolveu...Silvina Queiroz (SQ) não parece estar atenta sobre o que se passa na Câmara Municipal. Confunde pelouros com competências (ver notícia)


SQ: Assistimos apenas a lutas intestinas que de facto não levam a nada, o que permite que muitas vezes durante a Assembleia Municipal os membros (eleitos pelo PS) sintam-se constrangidos a votar de forma diferente dos vereadores.


Aqui reside uma grande diferença entre o partido de SQ, e quase todos os outros. No PS, muitos dos deputados municipais e vereadores pensam pela sua cabeça, e votam de acordo com a razão que lhes assiste.
Imagino que se a CDU fosse poder, os deputados da AM seriam obrigados a votar e "pensar" tal e qual os vereadores, seria o sistema de "pensamento único" em acção. Quem não estivesse sintonizado, seria expulso, como aconteceu com a militante comunista Luísa Mesquita.
A Silvina Queiroz alguma vez, na Assembleia Municipal, votou de forma diferente do seu colega Nélson Fernandes ?

Comentário:
A CDU na Figueira da Foz não foi capaz de se renovar, há pelo menos 10 anos que são sempre as mesmas caras, as mesmas pessoas nos mesmos lugares.
A CDU na Figueira da Foz não tem um sítio na internet, não divulga ideias nem as debate; quase não tem intervenção cívica, e por isso, só existe quando há eleições !
Portanto, em vez de menorizar os outros e fazer acusações gratuitas e pouco fundamentadas, a CDU local deveria reflectir sobre o seu próprio papel na sociedade figueirense, e fazer....oposição a quem tem o poder !

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz