Um ovo em São Tomé



Um ovo em São Tomé (STP) custa muito dinheiro. São 5.000 dobras, cerca de 25 cêntimos. Os são-tomenses ganham , em média, 900.000 dobras i.e. 45 euros. Mas queixam-se pouco, não se fala de fome nem de "tristezas". Por lá, ri-se muito. Convive-se bastante. Como eles dizem, e bem, "leve leve", vai-se vivendo, dias após dia, sem pensar demasiado no futuro, sem exigências desmesuradas. Gostei muito de São Tomé, e do Príncipe também.
A Natureza é fantástica...paisagens deslumbrantes, mesmo na cidade, mesmo ali ao lado, sem molhes nem construções foleiras.
Os problemas sentem-se na falta de condições hospitalares, a ausências de profissionais qualificados, o lixo por recolher, um certo neocolonialismo branco, as falhas constantes de energia, a corrupção e incapacidade institucional (mas isto temos nós por cá em doses q.b.) ...
Seja como for anseio pelo regresso ao arquipélago, e beber uma "Nacional" ao princípio da noite (24 º C) no café "Pirata" com o mar a bater forte no muro de protecção ali a 5 metros de distância ! Saudades desses dias, e da proximidade do Atlântico !

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz