Compostagem e água captada em furos

Foto: recyclenow

A compostagem doméstica dos resíduos biodegradáveis, em meio urbanizado, há dezenas de anos que foi implementada na Europa Central. Entre nós são ainda raros os casos em que os gestores dos sistemas de resíduos sólidos urbanos optam por fomentar estas práticas rentáveis, tanto do ponto de vista económico como ambiental.
Seria também útil que quem poluísse menos, depositando menos resíduos no contentor do lixo, também pagasse menos pela tarifa de resíduos sólidos urbanos. Neste momento cada "família" figueirense paga 3,66 euros por mês.

Ainda a propósito de recursos naturais, devo referir que me chocam aqueles que mostram um profundo desprezo (será ignorância?) pela água captada em furos,utilizando-a para rega da relva mesmo quando chove muito. Os sistemas ligados, os aspersores a debitar água para um relvado já completamente encharcado pela água da chuva. Quase 50% da água potável utilizada pela empresa ÁGUAS DA FIGUEIRA S.A. é captada em aquíferos subterrâneos, logo a captação avulsa e sem controlo pelas centenas (milhares ?) de furos empobrece os ditos reservatórios naturais.
Há muito trabalho de fiscalização e sensibilização a realizar para que possamos salvaguardar os recursos que herdamos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz