Comunidade italiana - 82% de taxa de reciclagem

A taxa de reciclagem de resíduos na Figueira será de cerca de 6%, ou seja , 94% dos resíduos acabam no Aterro de Lavos.
Um desperdício económico, um problema ambiental.
Esperemos que o actual Executivo camarário consiga iniciar uma política séria de gestão integrada de resíduos, aumento a taxa de aproveitamento.
Os bons exemplos poderão ser úteis na implementação de medidas capazes de inverter o actual panorama. Apresento o caso de Capannori, uma comunidade do norte de Itália com cerca de 46.000 habitantes, que consegue reciclar 82% dos resíduos produzidos.

Texto adaptado por mim do site do Euronews
Capannori, na Toscânia, em Itália, é um lugar onde o lixo é um verdadeiro activo. Isto porque a vila adoptou a política “lixo zero”: graças à recolha a domicílio e às políticas de rdução dos detritos, conseguiu-se chegar à impressionante taxa de reciclagem de 82%. O objectivo é chegar aos 100% em 2020. Neste esforço, participam quase todos os 46.000 habitantes da vila.

Todos os dias, 40 veículos a gás e electricidade percorrem os vários bairros da vila para recolher o lixo. Esta actividade emprega 40 pessoas. Os habitantes foram formados para utilizar as políticas do “lixo zero” e têm uma redução de 20% [na taxa de RSU]. Todos os dias, recolhem um tipo de lixo diferente (ver aqui).

Graças à triagem, foram poupadas 100.000 árvores e a emissão de mais de 9000 toneladas de CO2, no ano passado. Capannori recebeu 340.000 euros da reciclagem de papel. A reciclagem de outros materiais é feita a custo zero e a de materiais orgânicos faz-se a 80 euros por tonelada.

De 2004 a 2007 foram recicladas 56.000 toneladas de lixo e, só em 2007, o número atingiu as 16.000 toneladas. Esta política é eficaz, em termos de custos, como explica um vereador de Capannori.


http://pt.euronews.net/2009/05/25/capannori-pioneira-no-lixo-zero/

Comentários

  1. Uma vista de olhos à Semana Europeia de Prevenção de Resíduos

    http://www.ewwr.eu/pr%C3%A9-home

    Henrique Simões

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz