Extinção da FGT

Vários blogues afirmam categoricamente que "os vereadores do PS defenderam, por várias vezes, a extinção da empresa municipal Figueira Grande Turismo, por ser um sorvedoiro de dinheiro", e afirmam que agora a prática é outra.
Estão enganados. Subtraindo o CAE à FGT, desmembrando a empresa, alterando-lhe a finalidade e as práticas, é sumariamente extinguir de facto a empresa municipal tal como a conhecíamos.
O importante é que a FGT e o CAE deixem de ser um sorvedoiro de dinheiro e passem a ser entidades dinamizadores da Cultura e do Turismo, à escala e dimensão do orçamento municipal e da cidade que temos.

Comentários

  1. Não será isto ouma maneira de deixar de existir um tacho para existirem dois.
    Não será também uma maneira de fazer concorrência que não era necessária pois que quem vai pagar isto será o erário publico
    Assino
    Mario da Silva Leite

    ResponderEliminar
  2. Caro Mário Silva Leite,
    A FGT era dirigida por uma alguém nomeado politicamente e vinha de fora da estrutura da Câmara. Primeiro foi o agora deputado do PSD, eng-º Nuno Encarnação. Depois a Dra. Ana Redondo, licenciada em Química. Nenhum dos dois tinha experiência prévia neste tipo de estruturas. o novo director da FGT é um funcionário da Câmara Municipal. Não se criou um tacho. Antes a CMFF eliminou um tacho...
    O CAE terá um director artístico a custo reduzido porque é pago pelo Ministério da Cultura.

    ResponderEliminar
  3. E a Companhia de dança que vem com ele quanto custa, para além de já não ser alojada na quinta das olaias, vai ser alojada onde?
    será que vai existir na Figueira um hotel ou penão benemérita?
    Mário da Silva Leite

    ResponderEliminar
  4. Não li nenhum desmentido à ideia da Companhia ficar na Quinta das Olaias. Trata-se um espaço "abandonado" por Duarte Silva durante 8 anos, tendo servido pontualmente para reuniões, algumas delas partidárias (PSD), e pouco mais. Seria bom dar-lhe uso e torná-lo numa casa de artistas.

    A Companhia segundo leio nas notícias será suportada pelo Ministério da Cultura, integralmente. Há outras informações ? Quais ? Onde foram divulgadas ?

    ResponderEliminar
  5. Quanto á não ida para para a Quinta das Olaias saiu no Jornal Diario das Beiras julgo que no mesmo dia em que saiu a nomeação do próximo director da FGT.
    Quanto há Companhia ser paga pelo Ministério da Cultura, ainda não li em jornal nenhum essa informação, mas de qualquer forma não a discuto porque provávelmente o Senhor deve estar mais bem informado disso do que eu.
    No entanto gostava de saber onde está isso escrito e a informação por quem é dada.
    Mario da Silva Leite

    ResponderEliminar
  6. A ida para as Olaias da Companhia foi reafirmada ontem pelo director do CAE, Rafael Carriço, aos microfones da RDP Centro.
    O vereador Tavares afirmou várias vezes à imprensa local e regional que a Companhia é paga pelo MC, bastará consultar o Diário de Coimbra ou ler
    o Figueirense
    http://www.ofigueirense.com/07dezembro2006/reportagem/default.htm

    "O autarca sustentou ainda que a vinda de Rafael Carriço e da sua companhia de Fátima para a Figueira «não acarreta grandes custos para a câmara», uma vez que se trata de uma companhia «apoiada pelo Ministério da Cultura e assim continuará a ser». «Ficará quase a custo zero», sendo que os gastos serão os normais de manter um espaço daqueles aberto, ou seja, o actual modelo «custará menos que o anterior».

    ResponderEliminar
  7. Estruturas apoiadas pelo Ministério da Cultura
    http://www.cultura-lvt.pt/ea_d,2,40,lista.aspx

    ResponderEliminar
  8. Vejo de facto que esta companhia de dança, Vortice Dance é apoiada pelo MC mas através da Direcção Regional de Lisboa e Vale do Tejo.
    Pergunto será que a Direcção Regional do centro do MC está na disposição de continuar este apoio, uma vez que ela sai da esfera da LVT, e lá é outro mundo.
    Será que o Sr. Vereador da Cultura poderá afirmar que os mesmos apoios da LVT vêm para o CAE da FIgueira da Foz.
    Quais as garantis disso?
    Mario da Silva Leite

    ResponderEliminar
  9. Então qual a razaão porque não responde
    Está a questionar o Sr. Vereador4?
    Mario da Silva Leite

    ResponderEliminar
  10. Será que todos esqueceram que o CAE já existia antes de a FGT lá se instalar?!!!

    ResponderEliminar
  11. Ao leitor Mario da Silva Leite gostaria de esclarecer que estive no estrangeiro, e por isso, não pude colocar os comentários nem responder a questões inseridas nos comentários.
    Gostaria ainda de dizer que este blogue não está comprometido com o executivo municipal, é um blogue independente com reserva de publicação dos comentários considerados pertinentes e interessantes pelo autor. Não publico tudo o que me chega à caixa de correio electrónico, mas quase tudo.

    ResponderEliminar
  12. Acredito que assim seja,(isento) mas considero a pergunta feita em 8 de Dezembro de 2009 23:32, pertinente, ou será que não?
    Independentemente de me saber responder ou não.
    No entanto a sua resposta dada na data supra citada, deixa algumas dúvidas quanto a isenção, mas vamos continaur a acreditar que sim.
    Mário da Silva Leite

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz