Obras Municipais - Armazéns de Lavos

Um almoço num dos restaurantes participantes no Festival de Enguias permitiu-me visitar a recente obra municipal: "Arranjo Urbanístico do Largo dos Armazéns de Lavos". Verifiquei com tristeza que a obra é um potencial fiasco. São milhares e milhares de euros investidos em nome do Turismo, e como afirmava Duarte Silva há quase 4 anos (em Fev. 2006): "..."o arranjo urbanístico do Largo dos Armazéns. Tudo isto dentro de um objectivo que pretendem atingir, ou seja, o Turismo. Acontece que têm tido problemas com o empreiteiro, que por diversas vezes estiveram praticamente resolvidos mas depois aquele não deu seguimento a algumas coisas que tinham sido acordadas. Neste momento, está acordado que a obra recomeça na próxima semana.".."
A próxima semana continua...ainda hoje o Arranjo está por concluir.
Observa-se que a obra municipal não cumpre com alguns requisitos mínimos de urbanidade: os passeios são estreitos (pouco mais de 30-40 centímetros nalguns pontos); as pessoas com mobilidade reduzida foram esquecidas; os velhos armazéns de madeira continuam ao abandono; a estética do local, com edifícios sem enquadramento e remanescentes de outras épocas estão por integrar. Isto é, uma obra que parece falhar no seu objectivo primordial: emprestar outra dignidade ao património existente e permitir a urbanidade do espaço concorrendo para a rentabilização dos restaurantes aí existentes.

PS: Uma nota para a existência de muitos postes de iluminação de forte potência (serão de 250 W ?) com alto consumo numa zona sem intensidade pedonal ou outra que justificasse tal dimensionamento. Mais uma vez as obras são realizadas sem critérios mínimos de sustentabilidade.



Comentários

  1. Estou totalmente de acordo, com este comentário, numa Freguesia onde a iluminação pública ainda é tão dificiente,
    é uma aberração gastar-se tanto dinheiro para se estar a iluminar barracões, com tanta intencidade.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quercus acusa Estradas de Portugal de abater árvores

Alferes Robles, massacres de 1961 e a Guerra de Angola

O areal da praia urbana da Figueira da Foz